quinta-feira, 2 de setembro de 2010

SALSINHA VAI CONTAR SÓ PARA NÓS, E MAIS…

.

… CONHEÇA A FORBES SPY GLOBAL

EM BREVE NO BRASIL, ANGOLA, PORTUGAL, EUA, E MAIS…

As ruas de Dili estão como certas mentes: porcas. Ainda há os que andam aos papéis e outras coisas a que chamam lixo. Um dia fui também fazer limpezas na cidade. Voluntariamente. Fui, mas na esperança de contribuir para apanhar o lixo principal, o lixo que mais lixa os timorenses, verdade dita. O lixo que lixa os milhões e assobia para o lado e diz que não, que é mentira - e nós a ver que eles roubam mesmo sem contenção e que ostentam bens que jamais possuiriam se não roubasse o país. O lixo que arranja comissões e outras confusões anticorrupção para apurar sobre roubos e negociatas, para punir corruptos e corruptores. Tangas. Tretas. Mentiras. Criam mais uns tachos com o pretexto da corrupção acabando por fazerem de conta que a combatem. Hem? Mas esse lixo não anda pelo chão, não viaja no vento das ruas da cidade, nem na terra, alcatrão ou cimento que os nossos pés calcam no palmilhar quotidiano. Esse lixo anda em grandes carrões, com polícia a escoltá-los, a sirenar para abrir caminho. “Uuuuiiiiiiiaaaaauuu”, como quem diz: deiixeeeeeem passar os ladrões! Ou então o tal tinoni-tinoni, que é como quem diz: desviem-se que os ladrões vão aqui. Pois, porque aquilo pode pegar-se e este país já está mais que contagiado com aquela praga. Não é por acaso que há tanta miséria e tanta fominha. Tantas carências.

Mas afinal o que é que eu estou a escrever?! Que raiva! Julgava que esta era a crónica para o Avatar Lacrimoso, mas não! Esta é para a minha publicação, o Forbes Spy e etc. e tal S.A.

Agora por isso. Tenho tanto para vos comunicar, uma das novidades é que a Forbes Spy vai mudar e “se vai internacionalizar”, como diz uma linda lorika que é nossa funcionária. Verdade, a Forbes Spy vai abrir ao mundo e sair destes curtos limites timorenses. Curtos, rascas e doentios. Estou farto de ter agentes animalescos. Têm a vantagem de não serem ladrões nem assassinos. Pudera, não estão no governo nem na PR, nem no PN, nem na justiça, nem nessas organizações dolorosamente aniquilantes da boa qualidade humana. Hem?

Lá estou eu a baralhar-me, talvez que esta baralhação se deva a uma outra novidade. Imaginem que ia atropelando o Salsinha logo assim que saiu da prisão. Eu conto… Ah! Mas ele diz que vai contar tudo à Forbes Spy. Sim. Hem! Iauuu! Conta? Perguntei. Conto, conto e conto bem. Respondeu-me. Esbugalhei os olhos de satisfação. Agora é que vamos mesmo saber sobre toda a trama. Pensei. Mas não disse que era para não assustar o interveniente, o Salsinha. Esfusiante, foi o que fiquei.

Nisto o Salsinha olhou-me muito sério. A mim e ao kapou do carro com que o ia atropelando. “Mas vai ter de me explicar porque quase me ia atropelando”, exigiu-me. “Tá bem eu conto, mas olhe que foi sem querer e nem era por querer, foi sem querer, distração. Peço desculpas uma vez mais” Respondi-lhe. “Eu desculpo, já vi que o Forbes é pessoa de bem, mas sabe que me lembrei logo de um atropelamento que deu imenso jeito!?” Disse. “Hem?” Inquiri. “Sim! A mãe do Leopoldino Exposto… Não sabe que foi atropelada por uma viatura aussie que ia a alta velocidade e que até dizem que fez tudo para lhe acertar em cheio?” Fiquei parvo. “Hem?” E esbugalhei os olhos. “Lembrei-me, só me lembrei. Triste lembrança. Ah coincidência.” Disse o Salsinha. “Mas não convém nada lembrar-me destas coisas. Não, porque até posso apanhar uma crise hepática como o Adolfo Soares, o motorista envenenado. E assim vou desta para melhor com direito a receção ao caixão que é para confirmar o óbito.” Pois. É não é, foi o que disse. Que podia dizer para além daqilo, ele é que sabe contar. Além disso o Abílio era seu primo. Primo do Salsinha. Oiá.

Olhem, calou-se. Com uma lágrima ao canto olho. Pobre Salsinha. Bem, pobre não. Carro novo, casa remodelada. Tudo do bom e do melhor. A mulher até deve ter feito uma plástica porque está muito mais cuidada, opulenta. Ricaça. Com bagalhoça que nem sonhava ter. “É tudo à farta! Dona Marta!” Hem? Pensei, mas não verbalizei. Olhem, nem pó!

“E então quando é que quer contar para a Forbes Spy?” Perguntei ao Salsinha. “Hoje não pode ser, mas vamos combinar isso. Telefone-me, eu sei que tem os números de todos os meus telefones e essas coisas todas…”

“Não”. Disse-lhe eu. Menti. Teve de ser. “Mas eu telefono-lhe, descanse. Será bom que conte bem”. Pedi-lhe. “Nada tema. Eu sei contar muito bem, sempre fui bom a matemática”. E foi-se. Meteu-se no bruto carro da vedeta da esposa e lá vai disto que se faz tarde. Adeus.

Outra coisa. Aquilo de que vos falei sobre a internacionalização da Forbes vai ser uma realidade. Estamos a preparar tudo. Vamos abranger todo o mundo. Vai ser a Forbes Spy Global. Sim. Pois. É. Até já ordenei ensaiarem uma nova página na web, condizente com a empresa global, ou multinacional. Como queiram chamar-lhe. Depois podem ir lá ver em http://forbesspyglobal.blogspot.com/ que a página está lá direitinha à espera da intervenção técnica de um animal muito sabedor destas coisas da internet, ele se não é dr é quase, tem alguns 12 cursos de informática, na otica de utilizador, na otica de programador, na otica de tudo e mais alguma coisa. O que é interessante é que ele é maneta e cego, invisual. Pois, mas sabe. Logo terão oportunidade de confirmar o que digo.

Oh Forbes, e o que é que vai acontecer a esta página? Estão os meus prestimosos leitores a perguntar. “Vai acabar!” Respondo. Não já-já. Depois. Quando tudo estiver acertado e a empresa instalada globalmente. Agora, de principio, vamos crescer para o Brasil, para Angola, para a Austrália, para os EUA, para Bruxelas, ai que bem, para a Europa, com agências em Portugal, Itália, França… Isto para já. Bem, tem sido cá um investimento! Sem problemas, tenho sócios abastados que pertencem aos governos dos países para onde vamos instalar a Forbes Spy. Que se lixe. Eles roubam e a Forbes Spy cresce. Enfiem o barrete e façam smiles barak. Mas a sede será sempre em Timor, é o país de origem, o país mãe. Mãe pois, é feminino, prostituta. Malvada que nem zela pelo povo que tanto sofre. Mas isso agora não interessa tanto. Hem?

Não esqueçam. Salsinha sabe e vai contar, aqui, em exclusivo. Faço ideia as diarreias que estão a começar a surgir. Até já chegam aqui os cheiretes. Livra! Que trampões!

Até logo.

Vão de vez em quando ver se já há novidades na nova página da Forbes Spy. O cegueta em breve vai começar a acertar aquela jingajoga. Pois.

Bahona. Nonok. Pimba!
.

Sem comentários: