quarta-feira, 8 de setembro de 2010

ALÔ BRASIL! RELATO DE COPACABANA SOBRE TIMOR

.

Estou empolgado com este Brasil tão brasileiro e por isso me desculpem qualquer treco incorreto que possa aqui postar. Não tem mal, nem é de propósito… Viu? Hem? Hem!

Copacabana é melhor que aquilo que dizem. Nem é cabana mas sim palácio. É com cada bum-bum! Oiá! Pena que logo na saída do hotel fui assaltado. Em plena avenida Rio Branco. Disseram que eram do morro do Dirceu. Oh, pois, não admira, né? Pobre Dirceu tem costas largas e paga todo o pato que aparece errado. Mais ainda que envolva grana.

Depois de assaltado logo me pegaram numa fria de chatear. “Olha moço, queres comprar estas fotos de Lula perdido de bêbado?” Perguntou uma família de uns 15 elementos. Pai, mãe, avós, tios, filhos, sobrinhos, netos… Sei lá. E não me largavam. Disse mil vezes que não, que não queria a foto de Lula embriagado. “Mas compra moço. Olha ele aqui mijando na calçada…” Apelavam e argumentavam os pedintes-vendedores. Tive de ripostar. “Olha aqui irmãos brasileiros. Eu nessa foto vejo Lula mijando é nas calças. Vocês não podem querer vender isso dizendo que ele está mijando na calçada porque nem pinga cai na calçada. Olha as calças todas mijadas aí! Olha bem a foto, pô!” Esgrimei essas palavras para a velha senhora que de cabelos brancos queria à viva força vender-me o que eu não queria nem podia comprar. “Assaltaram-me, estou na penúria!" Argumentei. “O quê? Está sem grana, moço?” Perguntou. Confirmei. “Ah, isso deve ter sido a turma do Dirceu.” Hem? Outra vez… Pobre Dirceu. Fugi correndo pelo calçadão disfarçado de jogingas. Puxa que estes vendedores são cola. Hem… Mas essa coisa não interessa nada, agora.

SEU XAKANA TEM DE BEBER CHÁ, DIZ CARRASCALÃO, NÃO?

Ah! Este é o tema que já se vem arrastando há dias e dias. Lá no Timor, Mário Carrascalão foi pontapeado por Xakana, voltou a ser, e mais outra vez, e agora novamente. Estou para saber como uma pessoa da idade de Mário Carrascalão aguenta tanto mau trato. Foi obra.

No relatório da Forbes Spy tenho um parágrafo que diz: “E então Xakana chamou seu Mário de aldrabão, de imbecil, de estúpido, de bapa e mais coisas que nem dá para escrever aqui…” E prossegue, mas eu não publico mais deste parágrafo relatorial. O quê? Mas agora é que Xakana acha que Mário Carrascalão é isso tudo? Que está com todos estes defeitos? E acha que é de fábrica ou foram agora adquiridos? Anda com memória curta e nem se deve ver ao espelho para nem se assustar, este Xakana de PM. Heim?

Noutro parágrafo relatorial da Forbes Spy diz: “Xakana alega só defeitos no vice PM Carrascalão porque o dito deixou de ter mais capacidade na medida da tolerância em relação aos roubos que ele e os amigos do governo vão fazendo – não é por acaso que o PM tem casa em Melbourne, aqui e ali, gastam à barba longa… e etc. E nem dez ordenados de PM em Timor dariam para os gastos que fazem…” Tchhhh. Mas digo eu: quem cabritos vende e cabras não tem de algum lado lhe vem. Música e alegria. Lárárálilon. Poim!

Credo! Mas que relatório tão estranho, que texto que estou a escrever tão rasca. Acho que nunca escrevi um de jeito. Mas olhem que vocemessês, prestimosos, têm cá uma paciência para me aturarem… Muito obrigado.

Afinal o que é que os leva a virem aqui ler esta balbúrdia? Estão à espera que algum dia faça aqui constar que o Xakana é ladrão? Que é assassino? Que tem passado o tempo todo de governança a meter milhões ao bolso.. Nas contas… Nem pensar, jamais aqui escreverei isso! Eu? Só se tivesse provas, vendo. Talvez um dia em que a Forbes Spy tenha exatamente essa constante em relatório. Por agora nada consta. O que se fala é de “enganos” e “desvios”. O que nem sei bem o que significa.

Olhem, uma vez apareceu aqui um relatório que dizia que o marido de uma ministra foi a Bali depositar um milhão... Ou eram dois milhões? Já nem sei. E que o banco achou muito estranho e complicou as coisas, que por isso a ministra teve de ir à pressa a Bali ter com o marido e mais não sei o quê… Que até faltou ao conselho de ministros por causa disso mas que o Xakana nem estranhou e até disse que ela estava ocupada a pentear catatuas. Heim? Bem, já não sei se era bem assim. Quem? Oh, oh, vão ver no registo de faltas das ministras… Pois. Hem? Ou eram três milhões? Querem ver que eram. Mas a ministra não era a Pires… Nem o marido era o da Pires. Grande confusão. Para terminar… Mas milhões de quê? De pífaros? Ai, esta cabeçorra… Estou no Brasil e a falar sobre Timor Leste? Heim? Xakana Dirceu de Timor? Heim? Oiá? Desisto. Escrever sobre falcatruas é tão desagradavel. Já nem escrevo coisa com coisa. O que sei é que se tivesse aqueles milhões todos comprava a foto do Lula com a cabeça bulak, todo bezana. Oiá.

Já estou farto destas conversas de milhões, mas milhões de quê? Hem?

Vou. Desligo. Fui. Inté.
.

Sem comentários: