sexta-feira, 17 de setembro de 2010

BRASIL E TODO O MUNDO RECLAMA DE QUÊ?

.

ALARICO MORRE POR TER ATILHOS NOS CHANATOS

Brasil vai ser campeão, esse é um relato que mesminho agora recebemos na Forbes Spy daqui do Rio de Janeiro, cidade com Pão de Açúcar – lá em cima – que vive e come o Pão Que o Diabo Amassou – cá em baixo. Ele é crime a pontapé. Hem? Não. A facão, a bala, a coisas hediondas, terríveis, de que nem é bom falar. É que dá para arrepiar. Tem aqui gente ET, sem sentimento pelo próximo e sem dar importância alguma à vida de outros. Nem está em questão se é rico ou pobre. Maldade pura. Brasil vai ser campeão... de corrupção e grande leque de crime.

Em relato de um coroa descamisado e sem teto recebemos na Forbes Spy relatório do índio Pinicampaporca (a ver se não me enganei no nome), diz ele ali em baita de folhas que “Seu Alarico era um pobretana, um teso, um furado de capital ou de bens e foi assassinado e retalhado à facada em plena avenida principal do Leblon, onde se socorria da caridade. Pior que foi retalhado e ficou sem vida por uns atilhos de sapato. Ele usava sapato enganador, daquele que o sol diz que é sapato e o chão diz que não, mas tinha atilhos que os atacavam, vulgo atacadores, e então os pediram, ele negou, logo lhe saltaram em cima e o despojaram da vida com 126 facadas, levando somente isso, a vida dele e os… atacadores de sapato enganão, velhos e a passar mais para o estilo chanato.”

Perante isso, esta criminalidade fútil mas tão nociva, “se deve perguntar se quem assassinou seu Alarico é um ser humano, um terráqueo, ou não será antes um ET de planeta em que não conhece o respeito pelo outro seu igual e ser vivente?” E foi assim que Pinicampaporca conclui o relatório. Fala mais mas tudo é tão terrível e triste que nem para aqui estou numa de trazer. Hem? Sai dessa!

No excesso de miséria vimos que ainda existem os que apostam fortemente em sacar dos outros o que este país riquíssimo tem e que devia de ser de todos. Por isso é que vimos a corrupção à solta. Olha aí PT, olho no estafe de Lula, de Dilma, de todos os corruptos e ladrões bem e mal vestidos deste país, de todos os países. Olha aí Timor Leste! Seu Xanana que de herói passa a chefe de governo corrupto com povo na miséria. Pois não? Hem? Olha lá Sócrates de Portugal, e outros de Portugal, de Angola, da Guiné Bissau, Moçambique… Tristeza de lusofonia. Antes uns ETs da Ladroageofonia! Hem?

Todos os dias se lê casos em jornal, se ouve em rádio e vê em TV. Crime do grosso, dos ditos do colarinho branco, dos políticos que são os principais causadores desta miséria. Junto com apossados de diploma universitário que aprenderam por lá como roubar sem ser preso. Não só os políticos e esses gestões e outros que tais de agora mas também os de antigamente, os colonialistas salazarados, os de grandes patentes militares do exército português que em África roubavam até as árvores de madeiras exóticas e as mandavam para Portugal em navios fretados pelo governo e pago por todos os portugueses, os coronéis que no Brasil ditaram triste sina para estes brasileiros que até têm no ADN a afabilidade a par do samba, agora muito misturado com o irracional, com o crime por crime, por maldade, por desumanidade.

Como todo o povo, este daqui do Brasil também passa a vida a reclamar. Muito com razão… Mas sem olhar para dentro, sem se ver no espelho, sem meditarem quem ele é e o que faz para melhorar o Brasil, a humanidade. Esta minha estada aqui no Brasil me está trazendo ensinamentos e despoletando sensibilidades que decerto vão contribuir para uma muito melhor Forbes Spy Global que se comunique e vos dê na carola. Hem?

Forbes Spy faz um convite, não só aos meus queridos irmãos brasileiros mas a todos em todo o mundo:

Enfrentem o espelho e olhem-se por dentro. Vejam quanto contribuem para que tudo fique errado e encontrem as causas porque reclamam tanto. Irão constatar que os responsáveis do errado por que reclamam são vocês mesmos. Melhor dito e escrito, somos nós. Haverá raras exceções. Olha aí galera! Hem? Repara neste relatório recebido de anónimo:

BRASILEIRO RECLAMA DE QUÊ? (Olha que não é só brasileiro, não)

Tá Reclamando de quê? Tá Reclamando do Lula? do Serra? da Dilma? do Arrruda? do Sarney? do Collor? Do Renan? do Palocci? do Delubio? Da Roseanne Sarney? Dos politicos distritais de Brasilia? do Jucá? do Kassab? dos mais 300 picaretas do Congresso?

Isto hoje está a dar para o mais sério. Hem? Repara neste relatório recebido de anônimo:

RELATÓRIO
.
Tá Reclamando de quê? Tá Reclamando do Lula? do Serra? da Dilma? do Arrruda? do Sarney? do Collor? Do Renan? do Palocci? do Delubio? Da Roseanne Sarney? Dos politicos distritais de Brasilia? do Jucá? do Kassab? dos mais 300 picaretas do Congresso?

A maior parte do povo brasileiro é assim:

1. - Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.

2. - Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.

3. - Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.

4. - Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, e até dentadura.

5. - Fala no celular enquanto dirige.

6. - Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.

7. – Pára em fila dupla, tripla em frente às escolas.

8. - Viola a lei do silêncio.

9. - Dirige após consumir bebida alcoólica.

10. - Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.

11. – Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.

12. - Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho.

13. - Faz "gato" de luz, de água e de TV a cabo.

14. - Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos imposto.

15. - Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda para pagar menos imposto.

16. - Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.

17. - Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10 pede nota fiscal de 20.

18. - Comercializa objetos doados nas campanhas de catástrofes.

19. - Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.

20. - Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.

21. - Compra produto pirata com a plena consciência de que épirata.

22. – Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.

23. - Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.

24. - Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.

25. - Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.

26. - Leva das empresas onde trabalha pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis... Como se isso não fosse roubo.

27. – Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha.

28. - Falsifica tudo, tudo mesmo... Só não falsifica aquilo que ainda não foi inventado.

29. - Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.

30. - Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.

31. - Dá Trocadinho para crianças e mendigos no sinal, incentivando ao não trabalho e a vida fácil, e pensa que assim pode ficar com a consciência tranqüila de que esta fazendo um ato de solidariedade e ajudando os mais necessitados.

32. - Aplaude alguns políticos conhecidos para obter favores ou porque são conhecidos mesmo sabendo que estes praticam algum tipo de corrupção.

E quer que os políticos sejam honestos...
Escandaliza-se com a farra das passagens aéreas...
Esses políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo ou não?
Brasileiro reclama de quê, afinal?

E é a mais pura verdade, isso é o que é o pior! Então sugiro adotarmos uma mudança de comportamento, começando por nós mesmos, onde for necessário!

Vamos dar o bom exemplo!

Espalhe essa idéia!

"Fala-se tanto da necessidade deixar um planeta melhor para os nossos filhos e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores (educados, honestos, dignos, éticos, responsáveis) para o nosso planeta, através dos nossos exemplos..."

A mudança deve começar dentro de nós, nossas casas, nossos valores, nossas atitudes!
.

domingo, 12 de setembro de 2010

DILMA FALTOU A DEBATE MAS ELEIÇÃO TÁ NO PAPO!

.

MANDATO DE DILMA VAI SER DE BARBUDA

Salvé prestimosos e fecundos seguidores de Tiradentes, muitos saravás pra ti, leitor

Nem sei como começar. Fico mesmo encabulado quando quero expor algo lógico que todos ou demais consideram ilógico logo à partida e ainda sem discussão.

Anda pelo ar a indignação de uma falta de comparência de Dima no debate televisivo de quarta-feira na TV Gazeta e Grupo Estado. Muitos andam por aí se atirando ao ar de danadinhos. A Forbes Spy tinha de saber para informar, com esse pretexto foi espiar. Existe relatório das causas da falta e podemos garantir que a justificativa da falta tem razão de ser tomada por boa.

E quem lavava a loiça da casa de Dona Dilma? E a roupa suja que tem lá a abarrotar? Tanta roupa que até a máquina de lavar se avariou e agora a senhora tem de lavar a roupa no banheiro, dando estragação aos rins num zuca-zuca pra baixo e pra cima que até abana o prédio lá no Morro Dilmão.

Pior ainda. Depois de tudo, de todo o trabalho doméstico efetuado, a candidata teria de se aprontar para ir lá na TV ao debate. Isso levaria mais outro tempão, só possível quando o banheiro estivesse desimpedido da roupa suja. Depois ir para chuveiro, fazer a barba, cortar unhas e os pelos do nariz e orelhas… Hem? Como é? Tudo isso é um tempão. Não deu para ir ao debate. Pronto. Que mal tem?

O que era escusado foi aquele bate boca todo que os outros candidatos teceram na ausência de Dilma, mostrando total desprezo pela condição feminina e os afazeres domésticos inadiáveis. Boa vontade dona Dilma tem. Agora, para poupar tempo vai deixar de se barbear e usar barbas presidenciais como seu presidente Lula da Silva. Olha só na foto como até lhe fica bem!

Mas Plínio... O candidato adversário mais inconsolável foi rasteirando a senhora faltosa de modo nada cavalheiresco. Serra também usou de sua boçalidade e machismo. Oh, sim, sim. Aquilo tudo era mesmo machismo exacerbado. De lamentar que a candidata Marina também estivesse a pretender ignorar a condição de mulher. Mas isso deverá ser por terem empregadas que lhes fazem o trabalho doméstico lá em casa. Só pode ser. Ademais, são umas caras rapadas que nem a barba devem de ter de fazer. Mas está mal, não saberem ser solidários com a certa vencedora do pleito eleitoral. Oh, sim, sim.

A Forbes Spy está em condições de fidedignamente proclamar a vitória de dona Dilma logo na primeira volta das presidenciais que já estão em data perto. Nem Serra, nem Plínio, nem Marina. Nem nada! Venha quem vier já não há nada mais a fazer. Brasileiro quer gente de barba rija conduzindo os destinos da nação. Foi Lula Barbudo e agora será Dilma Barbuda e se não tiver barba mesmo... pode sempre imaginar que tem. Falou, tá falado.

DESBUNDA FOI LÁ ONDE FALTOU DILMA

Eh, Dilma não foi e aí tudo foi falado menos esclarecimento, lá no suposto debate onde a presidente faltou. Tem mais, ela diz que avisou muito antes que não poderia comparecer aquele debate por já estar de agenda preenchida. Mas vá, deu para a desbunda.

E diz Serra lá para os telespetadores: “Lula deveria pedir desculpas pelo deboche.” Ué, mas quem faltou? Foi Lula? Coisa de loucos, mesmo. Né?

E o socialista Plínio: “Essa moça é um blefe. Ela foi inventada. Ela está defendendo uma política vagabunda. Defende um aumento sem-vergonha para o salário mínimo. Os problemas na educação, na saúde, ela não tem resposta para isso. Ela é uma invenção marqueteira”. Essa não, seu Plínio. Brasileiro é estúpido? Como pode votar em socialista se disso nada tem?

E vem Serra com a razão: "Essa falta aqui no debate reflete dificuldade de explicar o que pensa. Eu já vi a Dilma dizer que a carga tributária é boa e já vi criticar a carga tributária. E além disso, é a tendência de terceirizar a campanha.”
.
Plínio concordou com Serra: “É isso mesmo. Onde ela vai, a capangada vai atrás.”

É, isso é. Ela não está explicando bem nada e brasileiro é burro. Tem pai que é cego, né? Mas Serra não perdeu pela demora e Plínio o armadilhou dizendo que ele e Lula são farinha do mesmo saco. Hem? O debate foi desbunda e Marina Silva, a outra candidata, se apagou ou quase. Simpática, isso sim.

Me desculpem, irmãos brasileiros. Eu cheguei aqui no Rio há poucos dias, mas já vi que vossa campanha eleitoral para a presidência se desenrola com muita maçada e pouco para pensar. É mais guerrinhas do atira tu e atiro eu… Mas sem esclarecer convenientemente. Assim é uma droga. É desonesto.

Mas não será que todos os políticos são desonestos? Bem, pois, uns mais que outros. Mas olha que honesto, mesmo honesto… Não tem não! Nem no Brasil nem em todo o globo. Político é como aqueles vendedores que vendem banha de cobra para tudo. Tanto é bom para fixador de cabelo como em cola, como para fazer cair os calos, como para dores lombares. É isso. No fim o que vendem não serve para nada. Nadinha. Hem?

Queiram ou não, o certo é que esta campanha é pouco esclarecedora. Disseram-me que nas outras anteriores foram muito piores. Foi?

Por cá fico, para ver, e talvez aprender. Passará tudo para relatório da Forbes Spy. Oiá. Já lá consta desvalores por o modo dos marketings. Essas empresas e esses cérebros criativos estão sem inspiração nem qualidade. Isso também conta. Não? Hem?
.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O SÓCRATES É RABETA?

.

CARRASCALÃO PARA PRESIDENTE?

Esta coisa de globalizar a Forbes Spy resulta em eu não dar conta do recado, não se admirem que eventualmente me baralhe. Mas isso agora não interessa. O que interessa é a última notícia que recebi em relatório interno que me assegura que o Sócrates é rabeta. Tanto quanto leio, a informação é do Ângelo de Correia. Hem?

“Mas olhem que ele está doido e faz dos relatórios secretos motivo de prosaicas verves no blog”. Estou mesmo a ouvir ele dizer. Ele? Ele quem? Ooooh, isso é secreto.

O facto é que estar aqui no Brasil e receber um relato destes, que o meu querido e prestimoso Sócrates é rabeta.. Chiii! Até dá para quase lacrimijar pelos olhinhos que os deuses nos dão por castigo, só para ver estas desgraças.

“Hem? O Sócrates deu em veado?” Perguntou Jurecema, a minha nova e prestimosa assistente brasileira. “Não menina! Só pega de empurrão!” Respondi-lhe para disfarçar. Claro. O relatório é secreto e ninguém tem nada que ver com isso. Informação da Forbes Spy Global – Portugal, não é para estar para aqui a divulgar. Ai, ai… Heim?

Não! Estão a perceber tudo mal. O Sócrates é um papagaio que mandei por oferta a um amigo que me disse: “Já que estás no Brasil manda-me um papagaio desonesto, otimista e aldrabão, mas macho que é para acasalar. De preferência rosa.”

Mandei o raio do papagaio. Aldrabão, por isso otimista. Relata sobre a miséria como seja um paraíso. Só que era de um rosa desbotado. Achei eu que era o único defeito. Macho. Julguei. Não. Afinal é rabeta. Querem dizer no relatório… Tem rabo e usa-o para fins inconfessáveis. É o que consta no relatório.

Claro! Olha a admiração! O rabo serve para estar a dar-a-dar em manifestações de agrado, de prazer e permuta. Mas que mal intencionados. Hem?

E ainda pior que mal intencionados. Já sabem da última sobre o ex vice Carrascalão? Vai candidatar-se a Presidente da República! Oiá. Ora, afinal, segundo a Forbes Spy em Timor, isto é tudo uma jogada para deitar abaixo o Xakana e o Ruak que quer sair dos quartéis e voar alto (deve ser por isso que deixa crescer a unha, serve de asa). Até já dizem que os do Xakana são muito honestos e que só estão a difamá-los para ver se se vão embora. E que o Xakana vai querer morar na casa de Melboune quando estiver exilado? Que doideira.

Agora por casa. Sabem quanto custou aquela casa? Não!? Olhem, eu lembrei-me logo do casal Marcos das Filipinas. E sapatos? Para que são tantos sapatos? Já a Imelda tinha a mesma mania. Era isso e cuecas, tangas… É só tangas. Oiá.

Pronto. Está bem. Conversas de má-língua….

Mas eu nem vim aqui para isto. Agora me lembro. Vim só para avisar que o blog antigo da Forbes Spy vai acabar. Está em vias de extinção. E que já foram transferidas as postagens que lá estavam mas que aqui ficaram todas embrulhadas e isto está uma grande confusão. Está tudo baralhado.

Rabeta, o Sócrates? Que rasca. Nem dá para dizer: “Oh louro, dá cá o pé.” Em vez disso devem dizer-lhe: “Oh louro, dá cá o rabo.”

Papagaios cor-de-rosa, onde é que já se viu isto? Este mundo deve estar a acabar… Não diz isso aqui nos relatórios da Forbes Spy. Não, não. Vai é de mal a pior. Oiá.

Aqui no Rio é manhãzinha… Até parece que acordei com o rabo destapado. Oiá.

Inté.
.

RAPIDINHA E SABOROSA PARA DEIXAR SAUDADES

.

TRAVESTRISTES, HEM?

Já vai para a meia-noite e eu com esta azáfama do crescimento da Forbes Spy Global ando estafado. Eu e toda a equipa. Os animais e sem ser animais. Mas o trabalho está a desenvolver-se bem. É o que vale. Coisa rara aqui em Timor porque quando se fala em trabalho respondem logo coisas do género: Lahatene, lakoalia português e assim. A verdade é que eles e elas lakoi. Oiá! Não todos, mas demais.

Mas isto agora já nem tem sentido para o que aqui venho divulgar e que nem sequer tive de espiar… Se bem que já tenha uma baita de relatórios sobre os assuntos que a seguir possa abordar muito levemente… Assim, lá vai disto que é para nem pestanejarem.

Truz, truz. Bateram à porta daqui da Forbes Spy. “Quem é?" Perguntou a katatua de bico de lacre. “Oh faxavor.” Responderam de fora. “Deixo aqui um envelope e vou pirar-me. Divulguem….”

É a tal porra. A katatua bico de lacre é alentejana. Leva um tempo do camando para fazer qualquer coisa. Até quando persente que tem trabalho à porta prefere sair pela janela. Alentejana e jeitosa. Pois.

Não foi a correr à porta e o envelope estava lá, junto à ombreira, mas a pessoa dona da voz já se tinha sumido. Pois. Lá vi o envelope. Ena! Mas que vergonha. Atrevidos. A falar de rabetas? De pedofilia? Da GNR amaricada – que disseram ser uma secção recente? Ai, ai. Se o comandante sabe… "Não faz nada! Ih, ih, ih, ih, fim." Disse-me aos timpanos o Piolho do Pubis, agente esmerado.

Vamos por tartes, não, por partes. No envelope, grande e gordo, estavam fotos... Uma até que reproduzo logo aí para cima. Depois notas explicativas e legendas, e ainda um texto furunculoso que é longo e tem lá cada bronca. Até ratam na pele de GNRs em missão que andam “acasalados com malucas-os timorenses e que fazem escândalos em festarolas e arredores…” Olhem, eu até receio pôr tudo de pantanas se aqui reproduzir o que vem no raio dos papeis dentro do malvado envelope. A GNR apaneleirada? Hem? Livra! Ah, não acredito! Bem, com o governo cor-de-rosa do PS até pode ser que saiam mais condecorações da treta da ONU e do governo português. Olhem, quem sabe! Já há muitos anos ligavam o antigo PS de Portugal à Internacional Cor de Rosa… Ai o caraças! Mas quem diria! Por isso liberaram os casamentos… Mas isso está bem, quer dizer, quase bem. Pelo menos há os que se assumem. Isso, honestos… hem? Honestas… hem? Sei lá se são masculinos ou femininos? Têm racha? Ah, feminino. Têm pila? Oh, masculino.

Pois… E os que têm racha e pila… Ora são pilachas! Pois.

Mas aquelas dos GNRs virem para aqui jogar com palhinhas em vez de cassetetes é que não me sai da carola. Que coisa. Mal dizentes. Quem acredita em medonha mentira? Se fosse verdade até o Comandante ficava em coma andante. Tipo zumbi e Shenadoa. Pois. Nã, nem pó. Mentira! Oiá.

E outros da ONU, da portucalidade… Bichas... Digo, bichos mordam os que vêm para Timor para se depravarem. Oh bispos não pedófilos, já viram isto?! Que nas traseiras do ginásio da UNTL é o fim da bichada... E podem? E deixam? E não os prendem? Ah pois os da ONU estão protegidos e dados como insanos, incolomes, coisa assim, ininputáveis... hem? É que no envelope também fala de menores por isso fala de pedofilia… Oiá. Ai, ai… Claro, não deve ser mais nada senão exageros. Maldizentes, que gentes!

Mas isto assim não está a ser uma rapidinha. Nunca mais tiro fora o que é para relatar sobre o conteúdo do envelope. Vou resumir no próximo capítulo. Hem?

HORTÊNCIA, BISBELA E ALEXANDRINA

Malvado envelope que me está a ocupar tanto tempo. Chica â Benfica amestroada, ai, amestrada, que nunca mais mete golo! Vamos lá que já se faz mais que tarde. É noite. Mais de meia-noite e um quarto e eu aqui. Rápido aqui vai o resto.

O conteúdo do dito envelope continha o que disse e mais umas fotos, uma delas está já aí para cima e diz que é a Hortência, a Bisbela e a Alexandrina. Credo! Só se for no carnaval. Então não se vê logo quem são! E fizeram uma maldade destas às piiissoas? Travestiram-nas que nem umas malucas… Bem, acaba por ser obra de arte. Assenta com as personalidades dos ditos. Uma pãozinho sem sal de perninhas santas e acriançadas… Parece que não parte um copo e afinal vai a loiça toda para o galheiro, mas depois nega. Outro, mais um papameninos e depois balda-se às responsabilidades benzendo-se e recorrendo à ara sagrada para disfarçar. Nem falo da PGRÊ Persona A…na… Essa está à espera que venha o tempo oportuno, que as catanas amadureçam que é para ir buscar à gaveta a pedra de gelo onde anotou a participação de uma das vítimas… Hem? Pois… Dominus tecum… Pois. Hem?

A Alexandrina é que está mesmo a calhar. Possessa. Poderosa. Mula. Ditadora. Ali a controlar os machões todos. Aiióó! Só lhe falta uma metralhadora nas manápulas, digo, um chicote bifurcado. Ai, e olha se eu mostrasse aqui as tais coisas da câmara oculta... Queriam? Nem pó! Cada um sabe do que sabe e nós sabemos e divulgamos... mas cuidadosamente que é para contribuir para a estabilidade. Hem? Oh mas aí a Alexandrina foi e é machão. Oiá. Más línguas. Nem pó! Só tem saída, entrada neca. É o que dizem e consta. Pois.

Eh pá! Eu quero que isto se lixe. Esta coisa é uma cambada de patranhas. Se não fosse o facto de ter assumido divulgar, divulgar, divulgar sempre, mandava este envelope às urtigas e pronto.

Bahona que já se faz tarde e esta era para ser rapidinha, saborosa e deixar saudades. Estou frustrado, nada disso aconteceu. Oh sim? Heim?

Sobre o envelope... depois há mais. Oiá.

Nota: NÃO ESQUEÇAM QUE BREVEMENTE VAMOS MUDAR PARA A PÁGINA OFICIAL DA FORBES SPY GLOBAL (já em funcionamento mas muito apaneleirada, veada… Heim? Ai, não me toques). DEPOIS ESTA PÁGINA VAI PARA O TRITURADOR E DESAPARECE. OIÁ.
.

TROCAM DE CADEIRAS COM MEDO DO CABELEIRA?

.

Olá prestimosos

Bom dia para vós e se conseguirem e quiserem, se puderem, não façam a ponta de um corno porque de trabalho já eu estou farto. Nem imaginam a trabalheira que dá esta mudança para a Forbes Spy Global. Irra que é demais.

São seis e meia da matina e eu já transpiro só de pensar que vamos ter mais um dia nas mudanças. Daqui para ali e dali para aqui… A agência sucursal do Brasil já está montada. Ainda deve começar a operar esta semana. Esperamos. Já temos aqui umas coisinhas do seu Lula que tenho todo o interesse em divulgar para todos os meus prestimosos mas não sei se conseguirei. Ah, e sabem que por lá se está em plena campanha eleitoral para as presidenciais? Vou até lá para inaugurar a sucursal e logo vos contarei. Informação da boa não falta. Recrutámos uma agente muito supimpa, mesmo de lá, como convém. Logo saberão mais novidades daquele país maravilhoso onde se morre mais que nas guerras do Afeganistão e do Iraque. Morre de assassínio… Ké ké isso. Pensavam que era morrer calmamente na caminha? Não, é tiro e facada que ferve. E metem gente dentro de bidão e de barril, tapam e se vai pró Pedro num sufoco. Brasil da pesada. Hem?

Mas adianto que hoje não posso me alongar. Sabem que agora Ramos Horta é primeiro ministro? Não????? Pois eu divulgo. É sim. Nem consta dos relatórios da Forbes Spy, fomos apanhados de surpresa. Certo é que foi a RTP de Portugal que nos ultrapassou. Oiá.

Não acreditam? Então vejam, leiam e oiçam.


Timor-leste assinalou 11º aniversário do referendo

Timor-leste assinalou o 11º aniversário do referendo que levou à independência do país. Apesar de não ter havido cerimónia oficial a data foi assinalada pelo Governo.

O primeiro-ministro Ramos Horta participou numa marcha a pé pelas principais avenidas de Díli.

RTP - 2010-08-30 - 10 2010-08-30 - 10:00:05 - VER, OUVIR E APLAUDIR (clicar)

E então?

Não disse, não disse. Aqui nesta página toda a informação é da melhor. Pelos vistos a RTP está a ultrapassar-nos e a espiar e divulgar coisas muito boas. Eu nem me admiro nada da troca que fizeram entre eles. Oiá. Hem? Quais eles? O excelso Horta e o tubérculo Abóbora. Ai, não. Não é nada disto que eu quero escrever. Digo, Ramos Horta e Xanana Gusmão, voltaram a trocar de cadeiras, pois. Isto traz pêlo na venta. Oiá. Aposto que vai haver outro golpe de estado. Desta vez o Xanana preferiu voltar a Presidente da República porque tem na ideia que como PR os golpes que faz não falham. O mesmo não pensa sobre os golpes como PM, vejam lá o descalabro do 11 de Fevereiro de 2008, falhou e só deu caca. Caca e tipos executados. Só dois. Em 2006 marcharam umas dezenas deles. Não executados, foi por azar. Oiá. Esta dos golpes e da cadeira deve ser uma malapata que o Gusmão tem. Deve ter dito ao Horta “Oh maun PR, vamos trocar novamente de cadeiras que eu como PM sou um desastre ainda maior de que como PR”. Heim?

Horta deve ter dito “Pois tá bem, desde que não me atinjam com mais tiros e não vá novamente de charola para Darwin ou desta vez para Santa Cruz… Concordo com tudo. Está bem, vem lá para aqui maun Blá Blá (que é como agora o Horta chama ao ex-PM, agora PR, mas que antes também já foi PR e era até há horas ex-PR…) Alexandrina? Hem?

Disso não sei. O que sei é que me tenho de pôr a pau com a RTP. Este Paulo Dentinho é lixado. Afinal é um espia de qualidade e quem o vê julga que só está por aí de férias. Hem? O quê? Já não está cá o Dentinho? Não?!!! Está cá o Dentolas? Quem é esse? Nunca o vi! Ah, que se lixe. Sei lá quem é! Por Piedade, poupem-me. Ao menos aos Domingos. Hoje é terça-feira? Mas a RTP ainda está cá em Díl? Ah, são uns que parecem funcionários do governo, do SNI Timor-Leste, coisa assim? Não são? Então não sei quem são. Pronto. Ah, esses!? Então estão cá de férias e o Dentinho lá em Lisboa é que descobriu a troca que o PR e o PM fizeram, digo, que o PM e o PR fizeram, que… Ai, estou todo trocado.

Em tudo isto o que importa e é condenável foi terem trocado de cargos sem dizerem nada e virmos a saber através de uma chafarica lá de Portugal. Ao menos deixavam a Forbes Spy informada que nós divulgávamos e explicávamos. Pois. Que se lixe.

Acabou. Bahona. Só uma coisinha… Sabem que o Procurador Federal Cabeleira veio do Brasil morar cá, para meter a justiça de Timor nos eixos? Agora é que a Persona vai sambar a sério. Agora é que os criminosos podem fugir, disfarçar-se, mudarem de casa, mudarem de empregos, de montanha, de marca de masca… Aaaaah, querem ver que o PR e o PM trocaram de cadeiras por causa disso? Ah pois!

Vou.

Nota: NÃO ESQUEÇAM QUE BREVEMENTE VAMOS MUDAR PARA A PÁGINA OFICIAL DA FORBES SPY GLOBAL (já em funcionamento) DEPOIS ESTA PÁGINA VAI PARA O TRITURADOR E DESAPARECE. OIÁ.
.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

ALÔ BRASIL! RELATO DE COPACABANA SOBRE TIMOR

.

Estou empolgado com este Brasil tão brasileiro e por isso me desculpem qualquer treco incorreto que possa aqui postar. Não tem mal, nem é de propósito… Viu? Hem? Hem!

Copacabana é melhor que aquilo que dizem. Nem é cabana mas sim palácio. É com cada bum-bum! Oiá! Pena que logo na saída do hotel fui assaltado. Em plena avenida Rio Branco. Disseram que eram do morro do Dirceu. Oh, pois, não admira, né? Pobre Dirceu tem costas largas e paga todo o pato que aparece errado. Mais ainda que envolva grana.

Depois de assaltado logo me pegaram numa fria de chatear. “Olha moço, queres comprar estas fotos de Lula perdido de bêbado?” Perguntou uma família de uns 15 elementos. Pai, mãe, avós, tios, filhos, sobrinhos, netos… Sei lá. E não me largavam. Disse mil vezes que não, que não queria a foto de Lula embriagado. “Mas compra moço. Olha ele aqui mijando na calçada…” Apelavam e argumentavam os pedintes-vendedores. Tive de ripostar. “Olha aqui irmãos brasileiros. Eu nessa foto vejo Lula mijando é nas calças. Vocês não podem querer vender isso dizendo que ele está mijando na calçada porque nem pinga cai na calçada. Olha as calças todas mijadas aí! Olha bem a foto, pô!” Esgrimei essas palavras para a velha senhora que de cabelos brancos queria à viva força vender-me o que eu não queria nem podia comprar. “Assaltaram-me, estou na penúria!" Argumentei. “O quê? Está sem grana, moço?” Perguntou. Confirmei. “Ah, isso deve ter sido a turma do Dirceu.” Hem? Outra vez… Pobre Dirceu. Fugi correndo pelo calçadão disfarçado de jogingas. Puxa que estes vendedores são cola. Hem… Mas essa coisa não interessa nada, agora.

SEU XAKANA TEM DE BEBER CHÁ, DIZ CARRASCALÃO, NÃO?

Ah! Este é o tema que já se vem arrastando há dias e dias. Lá no Timor, Mário Carrascalão foi pontapeado por Xakana, voltou a ser, e mais outra vez, e agora novamente. Estou para saber como uma pessoa da idade de Mário Carrascalão aguenta tanto mau trato. Foi obra.

No relatório da Forbes Spy tenho um parágrafo que diz: “E então Xakana chamou seu Mário de aldrabão, de imbecil, de estúpido, de bapa e mais coisas que nem dá para escrever aqui…” E prossegue, mas eu não publico mais deste parágrafo relatorial. O quê? Mas agora é que Xakana acha que Mário Carrascalão é isso tudo? Que está com todos estes defeitos? E acha que é de fábrica ou foram agora adquiridos? Anda com memória curta e nem se deve ver ao espelho para nem se assustar, este Xakana de PM. Heim?

Noutro parágrafo relatorial da Forbes Spy diz: “Xakana alega só defeitos no vice PM Carrascalão porque o dito deixou de ter mais capacidade na medida da tolerância em relação aos roubos que ele e os amigos do governo vão fazendo – não é por acaso que o PM tem casa em Melbourne, aqui e ali, gastam à barba longa… e etc. E nem dez ordenados de PM em Timor dariam para os gastos que fazem…” Tchhhh. Mas digo eu: quem cabritos vende e cabras não tem de algum lado lhe vem. Música e alegria. Lárárálilon. Poim!

Credo! Mas que relatório tão estranho, que texto que estou a escrever tão rasca. Acho que nunca escrevi um de jeito. Mas olhem que vocemessês, prestimosos, têm cá uma paciência para me aturarem… Muito obrigado.

Afinal o que é que os leva a virem aqui ler esta balbúrdia? Estão à espera que algum dia faça aqui constar que o Xakana é ladrão? Que é assassino? Que tem passado o tempo todo de governança a meter milhões ao bolso.. Nas contas… Nem pensar, jamais aqui escreverei isso! Eu? Só se tivesse provas, vendo. Talvez um dia em que a Forbes Spy tenha exatamente essa constante em relatório. Por agora nada consta. O que se fala é de “enganos” e “desvios”. O que nem sei bem o que significa.

Olhem, uma vez apareceu aqui um relatório que dizia que o marido de uma ministra foi a Bali depositar um milhão... Ou eram dois milhões? Já nem sei. E que o banco achou muito estranho e complicou as coisas, que por isso a ministra teve de ir à pressa a Bali ter com o marido e mais não sei o quê… Que até faltou ao conselho de ministros por causa disso mas que o Xakana nem estranhou e até disse que ela estava ocupada a pentear catatuas. Heim? Bem, já não sei se era bem assim. Quem? Oh, oh, vão ver no registo de faltas das ministras… Pois. Hem? Ou eram três milhões? Querem ver que eram. Mas a ministra não era a Pires… Nem o marido era o da Pires. Grande confusão. Para terminar… Mas milhões de quê? De pífaros? Ai, esta cabeçorra… Estou no Brasil e a falar sobre Timor Leste? Heim? Xakana Dirceu de Timor? Heim? Oiá? Desisto. Escrever sobre falcatruas é tão desagradavel. Já nem escrevo coisa com coisa. O que sei é que se tivesse aqueles milhões todos comprava a foto do Lula com a cabeça bulak, todo bezana. Oiá.

Já estou farto destas conversas de milhões, mas milhões de quê? Hem?

Vou. Desligo. Fui. Inté.
.

domingo, 5 de setembro de 2010

CRESCEMOS, ANDAMOS EM MUDANÇAS

.

É VERDADE, ESTAMOS A MUDAR-NOS DALI PARA AQUI. E ESTE AQUI É A NOVA PÁGINA OFICIAL DA FORBES SPY GLOBAL

É UMA CANSEIRA ENORME PORQUE TEMOS CERCA DE 30 POSTAGENS PARA TRAZER DO OUTRO LADO E NÃO CABEM TODAS AO MESMO TEMPO NA CAMIONETA, POR ISSO VAMOS FAZENDO AS MUDANÇAS ÀS MIJINHAS. AGUENTEM-SE.

QUANDO ACABARMOS A MUDANÇA MANDAMOS O OUTRO BLOG PRÁS URTIGAS. VAI SER CÁ UMA COMIXÃO. ATÉ VAI PARECER A COMIXÃO DA TRETA CONTRA A CORRUPÇÃO QUE O XAKANA INVENTOU E COM ISSO CALOU A MAIOR PARTE DOS QUE BARAFUSTAVAM POR ANDAREM A METER A MÃO NA MASSA. HEM? E O BRASIL NÃO ESCAPA, OLHA LÁ DIRCEU, MAS QUEM DISSE QUE ESSA GRANA TODA É TEU? HEM?

JÁ ESTAMOS NO BRASIL E NESTA HORA SÓCRATES ESTÁ RINDO EM PORTUGAL, JULGANDO QUE ESCAPA À FORBES SPY GLOBAL. TEM CALMA PINOQUIO, TUA HORA VAI CHEGAR. EM PORTUGAL A DELEGAÇÃO DA FORBES ESTÁ QUASE A COMEÇAR A FUNCIONAR. QUE BAITA DE BOM. NÃO? HEM? OIÁ.

CREDO! ESTOU A ESCREVER EM LETRA GRANDE. QUE SE LIXE. AGORA JÁ NÃO VOLTO ATRÁS.

INTÉ.
.

sábado, 4 de setembro de 2010

RELES? QUEM? EU? O TANAS E O BADANAS!


ZÉ FORBES SPY ESCREVE SEMPRE VERDADES

Os prestimosos que aqui me visitam vão fazer o grande obséquio de me perdoar mas compreenderão que não me posso conter perante as difamações com que deparei e que interpretei como se me fossem dirigidas apesar de serem fruto de uma enorme confusão, de um cabeça tonta que dá pelo nome de Maubere Revoltado e se calhar baralhado. Adiante.

O título no Timor Hau Nian Doben, blogue que achava prestimoso e até a quem eu oferecia as minhas prosas, apesar de vender cada uma a 10 mil para a Time, surpreendeu-me com o título abaixo reproduzido e ainda mais com o texto vociferante em que me acusa de coisas que nunca fiz. Eu só espreito, tenho animais que espreitam e escutam para a Forbes Spy, nada mais. Sei que por vezes dou barraca mas nunca tiro barracas, nem derrubo barracas. Eu sou um perdulário, um benemérito. Até ofereço informação aos que não a têm. E de borla!

Bem, ou isto é um grande confusão… Penso: Será que isto, tão vincadamente a falar de reles, destina-se ao Maisreles? Sem mais: leiam e documentem-se, depois logo me pronuncio convosco contextualizados. Previno que os meus sentimentos ditam que se isto é para mim é injusto. E acho que é, porra pra isto. Oiá.

ZÉ RELES MENTE MAIS UMA VEZ

Por MAUBERE REVOLTADO (no tal Timor Hau Nian Doben)

Mas que grande velhaco me saíste Zé! Logo tu a falares em erradicar a pobreza, tu que odeias os pobres, no ano passado foste pessoalmente com a polícia destruir as barraquitas dos vendedores ambulantes, porque te estavam a ofuscar a vista da tua mansão.

Pensas que nós esquecemos? Como tiveste coragem de destruir o sustento daquelas pessoas, com as tuas próprias patas? Pessoas honestas, que ao contrário de ti e dos teus companheiros, ganham o pão-nosso de cada dia, trabalhando, honestamente! E agora dizes que queres erradicar a pobreza? DESPREZO é o que mereces!

Durante todos estes anos, enquanto Presidente da República desprezaste os pobres, nada fizeste pelo povo, encheste-te à grande e à francesa, e agora, acordaste, e queres erradicar a pobreza?

Onde ganhaste tanta lata, este teu descaro já vem de longe não é? Desde que aceitaste o Prémio Nobel da Paz, que, a bem da verdade, não merecias... a partir daí ficaste com os cornos virados e agora pensas que és o maior e que todos nós acreditamos nas tretas que dizes.

Pois fica a saber que te topamos de longe, e vais ter a lição que bem mereces seu mamão descarado!

Tu e aqueles malvados do Governo e os padrecos teus amigos, tudo fazem por pôr umas verdinhas no bolso, e o vosso lema é o mesmo, quantas mais, melhor! O povo que se lixe!

Mas agora estás com a bunda a tremer porque, afinal, daqui a pouco tempo o poder passa para a mão do Zé Povinho (eleições) e tens medo que te acabem as benesses, que tens tido, e não mereces, é o que te vai acontecer Zé, bem-feita!

Queres erradicar a pobreza, tu?! Seu grande descarado! E que vais fazer? Distribuir umas migalhinhas envenenadas a este povo que está esfomeado, por tua culpa e daquele grande pulha, o Xanana! E pensas que os vais comprar? Espera e verás!

Ó Zé és mesmo desprezível, deixa-me que te diga isso.

Quando abres a tua boca ou entra mosca ou sai asneira...disseste também que há estabilidade em TL, mas tu és um psicopata ? Chamas estabilidade política a um Governo que foi formado à custa de um golpe de estado? Trata-te!

E fizeste um balanço positivo à total desgovernação deste Governo? Pois... pois... não vá o diabo tece-las e ELE manda-te darem mais um tirinho não é? Amigos... amigos, atentados à parte...

És um reles Zé, tenho pena de ti!

O que Timor-Leste precisa é de te erradicar daquela terra de uma vez por todas, e leva os pulhas dos teus amigos contigo, para longe, bem longe desta terra lulik.

TÁ-SE MESMO A VER, NÃO TÁ-SE? POIS TÁ-SE!

Sem relutância, começando pelo fim, vamos lá então procurar interpretar o que este Maubere Revoltado afirma:

O sujeito fala em tiros e atentados… Quem, eu? Mas isso foi coisa de outros Zés, o Alexandre e o Horta – mas este último também ficou no lugar dos bonecos da feira atentatória do 11 de Fevereiro e levou com balázios… O outro não, o outro Zé foi vitima dele próprio, quero dizer, que foi vitima da sua imaginação fértil de maldade e de intencionalidades desonestas e criminosas, que se espadanou na invenção do atentado de Balibar para arranjar cobertura... que vítima... Tanto e tão criminosas que até os juízes meteram e metem os rabinhos entre as pernas. Tiros, eu? Não, nada disso.

Pulha, eu? Nem os meus amigos do peito são pulhas quanto mais. Hem? Pois, este tal Revoltado fala em pulha mesmo aqui em cima no fim da prosa, onde cita uma terra lulik. Pulha? Oi que isto não tem nada que ver comigo. Pulhas são esses tipos que fazem golpes de estado, matam, destroem e esfolam, e ainda se armam em vítimas. Xakanas até mais não caberem no invólucro que a natureza lhes deu. Por isso, porque são tão malvados, é que vimos o que transborda, mas lá dentro contêm muito mais xakanagem. Oiá. Esta do pulha também não é para mim. Nanja a mim.

Mas qual balanço positivo é que eu fiz à governação? Como diz esse Maubere Revoltado. Quem faz isso são os outros Zés, o Alexandre e o Ramos, e ainda mais uns quantos. Mas se fazem é porque estão a pensar em seu governo, ou seja, nas suas contas bancárias, no que sacam indevidamente, nos negócios dos imóveis, dos móveis, dos automóveis. Nessas vigarices todas de que são acusados por algumas estarem provadas… Mas lá está, os juízes e panóplia da pseudo justiça tem medo, não quer, e tal. Nem quer perder as mordomias, na volta também deviam ser corridos porque com as suas cobardias e conluios mantém a situação podre do dito poder dos Zés. Zés, que não eu. Pronto, esta parte também não me serve, portanto… Igualmente nanja a mim.

Ai, eu não posso estar aqui a escrever tanto, estamos num domingo à noite e eu não posso andar a cansar-me com coisas de lana caprina. Vamos só ver mais umas coisinhas ditas por aquele Maubere Revoltado para que fique claro que de quem ele “fala” não sou eu. Oiá.

Busco frases da escrita do tal Revoltado: “… que velhaco me saíste Zé…” Eu? “…Destruiste as barraquitas dos vendedores ambulantes…” Eu? Velhaco não sou e se houve quem andasse armado em ditador cipaio dos tempos coloniais foi o Zé Ramos, armado em grande sacana, coisa que é e viu-se, e vê-se. Claro que tem cá um pó aos pobrezitos que também gera… Um aparte: já repararam que este Zé tem necessidade de fomentar a pobreza, a miséria? Claro. Ele é daqueles hipócritas assimilados pela caridadezinha beata que se regozija ante a miséria para assim se sentirem enaltecidos, bonzinhos, santos. Imaginem que as sociedades eram justas. Claro que todos tinham como viver dignamente e a caridade era desnecessária. Ora isso era uma trampa. Isso dava por resultado os povos não terem de mendigar e esses sacanas não tinham como e onde aplicar as suas hipocrisias caridosas. Primeiro roubam, enchem-se, depois… doam para os pobrezinhos que ajudam a fomentar… Até a igreja, os bispos pedófilos e não pedófilos, os padrecas, os falsos moralistas, os beatos da treta, deixavam de ter razões para “brilharem” e “doarem” as suas conspurcadas “caridades”. Sacam 100 e doam 1. Oiá. Querem lá eles uma sociedade justa. Depois eram completamente prescindíveis. Evidaman. Oiá.

Olhem, sabem que mais? Eu quero que isto tudo se lixe. Eu não sou esse tal Zé que é referido pelo tal Revoltado que é Maubere. Hoje é domingo. Noite cerrada. São quase 10 horas. Tenho a consciência tranquila. Não sou aquele Zé. Acho que o Revoltado está a apontar para outros Zés. Vou acabar e não há mais ratantans. Os merdas são esses Zés. E é verdade que não sendo eu são esses tipos psicopatas, pedófilos, ladrões, golpistas, assassinos, vigaristas, corruptos, e mais, muito mais. Tá-se mesmo a ver que não me cabe a mim a carapuça, não tá-se? Pois tá-se!

Volta Maubere Revoltado, estás perdoado!
.

TRÊS ANOS DE GOVERNO E SÉCULOS DE FALCATRUAS

.

Não costumo acordar tão cedo aos sábados mas esta manhã foi para o que me deu. Aproveito e vou até à piscina infantil do Palácio dos Telhados Escarlates, como é conhecido o tal Palácio da Presidência. Já repararam que neste país dão nome de Palácio a uma qualquer chafarica. Mas que mania das grandezas.

Agora por causa das grandezas… Acho que andam todos enganados acerca dos três anos de comemoração da vigência do governo de Xanana. Mas ele é primeiro ministro só há três anos? Não, não. Cá para mim e para muitos parece que está lá há séculos. Ele, os da cepa e o Horta. Mas, pois, esse é uma figura decorativa… Olha, olha, o tanas é que é decorativo. Vejam lá se ele não anda com a conversa de indultar os “rebeldes” dos “atentados” de Fevereiro de 2008, que pelas mentiras dele e do Xanana, para encobrir as suas safadezas, estão presos em Becora há cerca de dois anos e meio. E a tal de Amnistia Internacional nada. Inocentes presos, condenados por um tribunal de farsa e… Amnistia Internacional NADA. Pois, sabemos. Mas a comunicação social fez e faz o mesmo. Meus ricos tachos... pensam e paralizam ou frequentam com assiduidade as aulas do YES MINISTER e Cª.

Hem? Pois foi. Hoje acordei com o rabiosque destapado. O pior é que os mosquitos descobriram que o cu estava ao léu e picaram-me a nádega esquerda… Malvados. Os bandidos parecem sanguessugas a chupar o sangue. Estive a reparar e muitos deles dão parecenças àqueles do governo e das imediações. Chupam até ao tutano. Não admira que o povo ande anémico e que até a oposição seja acusada do mesmo. Com tantos parasitas assim quem é que se aguenta?

Sabem que mais? Vou até à praia, vou mergulhar. A esta hora já o calor aperta e não estou para estar aqui a lanzuar. Para mais a falar dos tais que estão lá há três anos mas que já se encheram por mais de cem anos. Sem vergonha nenhuma. Oiá!

Vou de frosques antes que cheire ainda mais mal. É o que acontece quando se mexe na tal coisa das bostas. E as varejeiras que os circundam. Ena, tantas!

** A imagem em cima foi furtada do TIMOR HAU NIAN DOBEN
.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

CALDEIRADA DE LULA COM XAKANA, QUE VENENO!

.
Belo Monte é “elefante branco” para o desenvolvimento do Brasil (clicar e saber)

DELEGAÇÃO DO BRASIL JÁ FUNCIONA

Bem hajam, meus fanáticos e prestimosos leitores que tanto venero e para quem amontoo (Hem?! Amontoo? Palavra com dois ós seguidos e inestéticos. Feio!) e organizo as letras de forma a comunicar as lavras deste relatórios que pingam de minuto a minuto aqui na Forbes Spy Global, uma multinacional ao vosso dispor.

Dados os cumprimentos e a devida graxa confesso-vos que hoje não me apetece fazer népia. Estou fartinho das mudanças de um blog para o outro, de enviar faxes e emails para as nossas sucursais, de internete, de ter de falar e escrever português, inglês, tétum, bahasa, francês e até russo – o Putin telefonou a convidar-nos para abrirmos uma sucursal da Forbes Spy Global em Moscovo que é para conseguir ter informação e espionagem de qualidade. Imaginem o sucesso que estamos a ter! Moscovo vai ter de esperar. Para o ano de 2011 talvez nos instalemos por lá mas agora nem pensar. Já a nossa delegação em Washington também está atrasada. O Obama bem pressiona mas só daqui por mais uns dois meses é que vamos estar a funcionar por lá. Calma!

Dito isto, vejam lá como somos bens. Somos muito bons! Não somos? Pois somos. Oiá. Hem? Pois, mas no Brasil já estamos a começar. Até temos aqui uma prendinha para o nosso amigo Bacalhau Escamudo, ai. Não, Lula. Gostam de lulas? Recheadas são uma maravilha. Certos que tais à volta do Lula também gostam, recheadas… mas com uma baita de verdinhas made in USA. Recheio só pra Dirceu. Eu? Ora, eu sou um teso. Já me contento com uns carapaus fritos e vá lá.

Ora vejam lá o Brasil do progresso que tem a cara de Lula, valham-nos os gajos que estão no céu a fazer sexo nas nuvens. Sexo? Ah pois. Consta aqui num relatório de uma agente esquizofrénica que já despedimos, frénica e frenética. Adiante. Vede:


Cidadão brasileiro, paulista, a pensar na porca da vida



Cidadão brasileiro, paulista, depois de pensar na porca da vida



Cidadão brasileiro, paulista, em posição que merece prosa mais alongada

POIS

Esse, aí em cima, que mora na calçada, é o tal cidadão brasileiro, paulista, aplicando a estratégia que pensou sobre a porca da vida. À espera de Lula, deitado. Já nem dá para esperar sentado porque ele nem vai aparecer. Nem Dirceu, que tem lá seu sonho de mais verdinhas. Seu Dirceu é um dos da campanha de dona Dilma, futura presidente da república. Imagina só. Que bolada vai voltar a sobrar pra Dirceu e capangas do time da corrupção. Tem gente com olho aberto e onde não entra cisco mas sim cifrão. Aos montes. Até dão melhor visão, dizem os experimentados.

Chega de Brasil, por agora. Chega? Não, não. Olha só o que me chegou diretamente de nossa delegação em Brasília: AI KI DILMA ESTÁ ENTRANDO PELO CANO! (vê)

Ainda sobre o Brasil. Depois virá por aí relatório sobre seu Serra, igualmente candidato presidencial. Podem acreditar que sim. Olha que tem coisa com muita desvantagem também. Mas que trampa de políticos. Haverá algum honesto? Mesmo honesto? Onde?

Agora vou. Tenho de escrever ao Putin explicando que nem com uma cesta cheia de notas de rublos podemos instalar a Forbes Spy Global em Moscovo para já. Em 2011, lá mais para o final desse ano… Pode contar.

Adeus animais! Hem? Digo, prestimosos. Eu até acho que hoje me perdi na escrita… Estas mudanças dão cabo de mim. Oiá.

CUIDADO COM O CÃO

Vá. Timor Leste ainda aqui não foi referido? Nem merece. Está a ficar bolorento Tão previsível que nem precisamos de tirar curso para saber o que se passa ou prever o que se vai passar. Mário Carrascalão está levando na fuça do Xakana. Olha a admiração, o tipo tem o nome com ele. Tio Marocas… Para Xakana, Xakana e meio. Hem? Tá difícil? Pois é, o tipo tem muitos poderes, muitas mulheres, muita sacanice naquele rabiosque. Mas o tio Marocas sabe de quem é a culpa do que se está a passar, não sabe? Pois, também é sua, meu caro katuas. Essa de não ser carne nem peixe já não vai resultar. Ou arruma as botas e deixa a política ou então tem de soprar com muita força no trombone. E, olhe cá, onde tem aqueles documentos que até dão para fazer a folha ao Xakana? Então… é só enviá-los aqui para a Forbes Spy Global que a gente espia e divulga. É essa a nossa função.

Decida-se, ou sim, ou sopas. Se meter a viola no saco até se compreende, a idade e a vida… Bem preciosos que para muitos nada significa. A família sabe o que estou escrevendo, por tristeza e experiência. E olhe que lá o marmanjo não tem problema nenhum em queimar arquivos. Não seria o primeiro, nem o último. Fique com esta que é oferta desta nossa multinacional da espionagem. Cuidado, o cão morde!

Grande caldeirada que aqui vai neste relatório. Lulas e Xakanas. Fuji!
.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

AS MAMINHAS DA CATRINA… NA CHINA

.

MAMOCAS À VISTA!

Podem crer que hoje isto vai sair numa rapidinha. Rapidinhas logo de manhã até nos põe com outro vigor e fertiliza a imaginação para aquilo que mais para a noite podemos fazer, com tempo. Vamos lá ao que interessa e sem intervalos porque estou com pressa. Oiá!

Imaginem que logo que me levantei saltou para debaixo da língua uma cantiga de menino e moço, que cantava junto com colegas na aula de canto coral, já lá vão quase 30 anos e mais uns pós. E tudo por causa da EXPO CHINA. Hem? Então não sabem? Não sabem que as maminhas das timorenses estão expostas na EXPO? Não sabem o que está a acontecer em Xangai? Puxa, também nunca sabem nada. Assim sendo nem sabem da escandaleira que os deputados andam fazendo (alguns até têm maminhas maiores que as senhoras). E as deputadas ainda maior escandaleira. Danadas e aflitas, porque se calhar vão ter de também mostrar as maminhas aos chineses, lá na Expo 2010, como paga. Pois, e foi isso que me bateu no cerebelo e saltou-me para debaixo da língua. Uma cançaõ portuguesa, com certeza.

Era assim: as maminhas da Catrina andavam de mão em mão, os mamilos num rodopio nos dedos do senhor João. Ora truz, truz, truz, ora trez, trez, trez, ora chega, chega, chega, ora apalpa outra vez. E por aí a fora.

E pronto, era a canção. A música é que não vou pôr aqui. Estou com pressa. Não tenho tempo para isso agora. Tenho de ir trabalhar. Avisei que isto era um rapidinha. Palavra de Forbes.

Mas lembrei-me, enquanto ia acordando, que os deputados com maminhas se indignaram justificadamente. É que se isto for moeda de troca para com a China eles podem estar também habilitados a terem de ir mostrar as maminhas aos chineses na Xangai 2010… E não se sabe se em alguma casa de passe, porque às vezes até os podem confundir. Salvos sejam, que apesar de mamalhudos são bons rapazes.

As senhoras deputadas é que têm imediato motivo para se preocuparem. Olhem se as põem a mostrar as maminhas aos chineses? Livra. Mas que escandaleira. Indigna. E tudo por ser moeda de paga. Ah pois é!

Sim, sim. Não sejam ingénuos, nem ingénuas, nuas…? Integral…? Credo! Não é nada disso. Ai, onde é que eu ia? Pronto, já sei. Quero dizer que não sejam palermas, saibam que os chineses não andam por aqui a construir de borla sem cobrar. Ah pois. Querem palácios? Querem hospitais? Querem sarjetas? Querem centrais de óleo cagado? Querem naviotes para as patrulhas do Longuinhos e principalmente para dar umas passeatas com o casal de donos e amigos lá para o Jaco e assim? Ai querem? Então mostrem lá as maminhas.

E assim é. Assim tem de ser. É a paga. Toma. Isto na correta interpretação do velho ditado chinês do grande Pih Lah Mol, amigo do Tsao Tung: “Quem não tem maminhas não tem vícios”. Claro que o Ramos Horta mostrou logo as maminhas dele e garantiu que maminhas era o que não faltava em Timor, e que mandava maminhas para a China 2010, a Expo Mamões… Hem? Acabou.

Eu bem disse que era uma rapidinha. Logo haverá mais. Com tempo tem outro saber e outro sabor. Recatem-se, apertem bem as maminhas com ligaduras ou panos para ficarem com o peito liso, desmamado. Sim, sim. Convém e muito. A PNTL vai receber uma circular ordenativa para apreender os e as portadoras de maminhas que vir e enviar para a mostra na Expo 2010. Também, que falta de imaginação, quando negociaram aquilo. Podiam mandar a caterva de mamões que existem no governo e um pouco por aqui e acolá e pronto. Livravam-nos dos mamões e o Horta ficava com o Palácio, o povo com as sarjetas… E não se assistia a esta cena aviltante de andar a fazer mostra de mamas timorenses e a causar problemas oftalmologicos aos chineses ao ficarem com os olhos ainda mais em bico.

Fujo. Adeus.
.

CHOFERES MALUCOS ATÉ HÁ NO ESPAÇO


ESTAMOS LIXADOS

Eu li, e vossemecês, meus prestimosos, não leram? Eu estou muito preocupado, e vossemecês? Não? Então leiam estas parangonas que li e vejam lá se não ficam preocupados? Reparem: ASTEROIDE PODE COLIDIR COM A TERRA. Ah, agora já estão alarmados. Deixaram de ignorar o facto. Cá está, a ignorância é muitíssimo prejudicial. É ou não é?

É exactamente por isso que os mais sabedores fomentam a ignorância dos povos e quando proporcionam algumas possibilidades de adquirir conhecimentos é às mijinhas, às fatias transparentes, muito fininhas, às migalhas, etc. Querem lá eles, os mais sabedores, deixar de ter o estatuto de mais sabedores. Nem pó!

Por isso há tanta ignorância. Tanta miséria, tanto analfabetismo, tanta iliteracia, tanto produto alienatório, tanta porcaria para desviar as pessoas do sério, do saber, do conhecimento, do raciocínio, da capacidade de ver, apreender e pensar. Anda quase tudo maluco. A correr, a estressar, a bufar, a contar os poucos cobres. Uma lástima que nos tira o tempo para aprender, para sabermos mais e mais, para apreender, pensar (já disse)… Mas isto agora não interessa nada.

Não faço intervalo nenhum. Não venham cá com coisas que o que mais me preocupa é o malvado que vem a conduzir aquele tal asteróide que vem direitinho ao nosso planeta terra-mar-ar. Ele há com cada maluco, é bêbado ou condutor de fim-de-semana-galaxial é o que deve ser. Filho duma pata de Marte! O sujeito vem mesmo direito a nós, a conduzir a uma velocidade estonteante e não há meio de corrigir a trajectória. Que nefasto que é o gentil condutor sacana asteróidano. Ele terá carta de condução? Não? Livra!

Isto faz-me lembrar aqueles condutores trapaceiros e doidos que conduzem países, na maior parte das vezes até maiores que asteróides. É cá com cada um! E não é que os sacanas a conduzir mal à brava passam as existências a atropelar tudo e todos? Atropelam o mundo inteiro, se preciso. Olhem, o bebedolas e drogadolas do carocho W. Bush. Atropelou mortalmente muitíssimos milhares, ele e esse falso europeu e humano Blair, e outros. O Burroso também. Esse até ganhou um lugar de presidente da UE. Deve ter sido prémio por ter contribuído nos grandes desastres da humanidade. E outros muito piores, e outros.

Recordo com preocupação que aqui em Timor-Leste as aptidões dos condutores até nem são grande coisa. É só espalhanços e acidentes colisitivos. Mortais, por vezes. Muitas vezes. Olhem, o Horta conduz mal à brava. Bem, deve ser porque até mete criancinhas no colo para as ensinar a conduzir. E elas lá vão, ali, agarradas ao volante e sabe-se lá ao mais o quê. “Deixai vir-me as criancinhas”, já dizia o outro, o filósofo. Era, não era? Oiá!

Mas pergunto-me, quase com a massa cinzenta em ebulição, porque raio é que os que até nem sabem conduzir convenientemente querem ser os que dirigem? Se não têm aptidões, se sofrem de egoísmo, de egocentrismo, de montanhas de mausismos, se nem sabem onde são os travões, não sabem sequer dar ao motor de arranque nem fazer uma curva, porque raios ficam de posse da direcção? Depois é o que se vê. São só colisões de fazer montes de vítimas.

Calma. Já vou novamente abordar o tal doido que vem por aí a conduzir o asteróide a altíssima velocidade. Falemos dos de cá da “casa”. Outro que não é grande “prenda” na condução é o Xakana. Conduz tão mal! Bem, é um verdadeiro desastre. Temos visto. Mas acho que isso já vem desde o tempo em que o Mari lhe emprestava o carro para ele fazer daquilo harém, hospedaria e etc. Oiá! Era cá com cada porradão! Bumba!

Mas se era assim em jovem, o Xakana, olhem que com a idade em nada melhorou. Continua a ser um azelha de desastre pegado. Tem estado à vista de todos. Até as balas têm sido mal conduzidas. Lá em Balibar, numa manhã qualquer, dispararam da esquerda mas atingiram o lado direito dos carros. Má condução. Nem balas sabe conduzir. E as que foram direitas ao Reinado e ao Exposto? Oh, essas foram com uma velocidade tal em tão curtos centímetros que até queimaram tudo quando se esbarraram nos obstáculos. Má condução, está bem de ver. Mas que não. Pois. Condutores assim dizem sempre que a culpa não é deles. Tá bem abelha.

Nem quero falar aqui das conduções financeiras. A velocidade é tal que há milhões que levam sumiço. E o pior é que depois há furos imprevistos e tudo se vem a saber. Mais coisa menos coisa. Esbarram-se e pronto, catrapuz, cabrum! E olhem que não é só chapa batida mas sim chapa ganha, chapa desaparecida, esbanjada… Bem, depois há-de aparecer noutros locais… Não é? Mais devagar, dizem, que quem cabritos vende e cabras não tem, de algum lado lhe vem. Claro que sabemos todos qual é o algum lado. E até não são cabras nem cabritos… É das levezinhas, fininhas, grandinhas mas airosas, verdes e com cifrões. Hem? Chifrões? Ah, por isso falam em cabras… Mas chifrões têm os cabrões, as cabras têm só uns pequenos coutos. Coitadas. Já não percebo é nada disto. Ando tão saturado destes grandes pequenos animais.

Voltando ao asteróide. Deixem lá, não se preocupem em demasia, esse maluco que vem a conduzir o asteróide só vai cá embater em 2182. É, é, ora vejam lá aqui.

Sabem que mais? O resto que se lixe. Principalmente que se lixem esses condutores doidos falados e não falados. As cartas de condução devem ter-lhes saído de brinde nas caixas da Nestlé. Só pode ter sido.

Fechem as portas e as janelas, e se beberem não conduzam. Muito menos se não comerem, que é o que acontece a milhões de seres terrestres. E esse tipo asteroidal, extraterrestre sem vergonha, vem cá marrar connosco em 2182? É preciso ter muito azar. Com tantos que temos por aí a marrar e agora vem de lá aquele doido atirar-nos com um pedregulho enorme. Nem consigo imaginar a poeira que vai levantar. Se calhar, depois do desastre, nomeiam-no aí para um grande tacho mundial. Promovido, claro. Está visto que é dos maus condutores que reza a história. Choferes malucos. O costume, estamos lixados.

SÓ ME APETECE PARTIR A LOIÇA TODA, OIÁ!

.

LIXO PRÓ LIXO

Ai que estou tão cansado e revoltado, se tivesse energia partia a loiça toda. Verdade. Só me apetece é partir loiça. Ai, mas vou ficar aqui à beira da piscina a relaxar os músculos. Credo. Ontem fartei-me de limpar a cidade. Varri e apanhei lixo como nunca julguei ser possível. Estava tão encrespado com o lixo que até me tinham de avisar que no meio do lixo já estava a meter pessoas a espernear quando caíam na caixa da camioneta da lixarada. Um deles era o prestimoso Zé Aberto da Cousa, sim, aquele da RTP que está cá na TVTL. Está cá… como quem diz. Passa por cá de vez em quando, porque quem o quer ver é em Bali e mais por aí longe… E mama aquele furibundo, como dizem e tenho no relato, o correspondente a 12 mil dólares por mês. Ordenado e mordomias. Popó e tudo. Casa de luxo com piscina, em condomínio fechado, no Terra Santa, dos santos Carrascalões. Ai que até me dá uma coisa mazinha. A minha boca é um chocalho. Pois, lixo pró lixo, não é?

Não venham cá com coisas que eu não estou a escrever isto nas costas de ninguém. O que está no relatório da Forbes Spy é isso tudo e muito mais. Além disso até já disse na cara do prestimoso isso mesmo. E sei que andam por aí a rondar a Forbes Spy agentes da concorrência que querem relatar sobre o assunto. Põe-te a pau companheiro. Cá por mim... desconfia. Direi mais, cá por mim é uma questão de saber quem dá mais, que esta vida em Dili está muito má. Caríssima. Sabiam que Díli é uma das cidades mais caras do mundo? Por isso temos de fazer pela vida. Até vou contratar uns pregoeiros para andar por aí a berrar… “Olha informações fresquinhas! Quem arremata! Quem acaba o resto! Quem dá mais! Oh freguês, não quer nada aqui da Forbes Spy?”

Mas ontem não foi só este Cousa do caraças que ia indo na leva do lixo. Outros, muitos outros tiveram a mesma sorte. Sorte porque esperneavam e lá os tiravam do meio do lixo devolvendo-os às suas grandes viduxas de Chupacabras e Chupacabrões. O quê? Hein? Não sabem o que é os Chupacabras e sus machos? Ignorantes. São umas coisas misteriosas que aparecem na América Latina com frequência e agora em Timor. Que chupam o sangue todo aos animais das quintas. Ficam sequinhos como palha. Oh, sem ofensa. Mamões ou Chupões vai tudo dar ao mesmo. O que quero dizer é que há os que chupam e demais. E aqui chupam das verdes. Pilim. Plim, catrapaz, pum! Todos os meses os chupões rendem muito e batem certinhos. Grandes vidas. Grandes vivas. Viva Macau! Viva Timor!

Viva os chupacabrões! Digo eu.

Hem, onde é que eu ia? Ah, já sei. Ia acabar... Ontem eu estava mesmo com vontade de fazer uma limpeza. Não deixaram, por isso estou danado e só me apetece partir a loiça toda. Ainda é cedo, lá mais para depois. Ai que vai ser uma valente caqueirada. Ai vai, vai.

Agora vou gozar o fim de semana. Vou dançar um bocado que é para espairecer. Depois vou namorar. Depois vou dormir. Amanhã logo pensarei no que fazer. Até mais logo.
.

GOMAS PARA TODOS OS GOSTOS

.
Juro por minha honra que o acontecimento das ratazanas já me enfastia, não se fala noutra coisa por aqui. Não há rua, estabelecimento, repartição pública, ministério, onde não venha à conversa as ratazanas.

O mais caricato é que tenho notícia de que há ratazanas a falar sobre as ossadas das ratazanas descobertas pelo my friend Ken daquela organização que anda por aí a esburacar que se farta. Cá para mim são muito mais ativos na procura das ossadas de ratazanas que o governo e organizações especializadas na procura dos milhares de timorenses assassinados pelos indonésios e nas luta raticidas que agitaram Timor no período conturbado e de excessos em 1975. Imaginem que dão mais valor a encontrar ratazanas do que pessoas. Caricato, contra censo. Mas eu até nem estou aqui para escrever mesmo, mesmo, a sério. Desculpem, mas por vezes pergunto onde é que anda a alma timorense…

No respeito pela tradição devia de agorinha mesmo fazer um intervalo. E rematar com um “mas isso agora não interessa nada”, qual o quê meus prestimosos. Interessa e de que maneira. Pois, mas está bem, mudo de assunto… até um dia. No entanto não se esqueçam que por muitos locais do solo de Timor Leste que pisam pode ser solo sagrado, que contenha nas suas entranhas os restos mortais de vítimas timorenses. Respeitinho e ação. Procurem o que devem. Ratazanas como as que descobriram podem ter grande importância cientifica mas nunca se vão equiparar os milhentos restos mortais dos mártires de Timor.

GOMAS PARVINHO CHEGOU

Essa é que é muito hilariante. Já repararam neste subtítulo logo, logo, aqui em cima? Já? Já mesmo? E associaram a quem e ao o quê? Pois. Eu já sabia que os meus prestimosos leitores e amigos são uns malandrecos. Com que então associaram ao secretário de estado de Portugal Gomes Cravinho. Ai, que eu me derreto todo. Nada disso, mas tem a sua graça. Vejam bem como estão as vossas mentes. Deixem-me cá gargalhar que já prossigo. Aproveitem, intervalem que eu também, e oiçam o Oiçam. Vá, por que esperam? Cliquem!

Este Eduardo Nascimento era um tratado. Depois perdeu a mania das cantaretas e dedicou-se aos aviões de Angola e à TAG. Mas isto agora não interessa para o que vem a seguir.

Muito se fala por cá e na divulgação em Gomas Parvinho. Mas é isso mesmo: gomas. Daquelas coisas gelatinosas, algumas com formas de frutas, de bicharocos… Até de ratazanas!

As Gomas Parvinho chegou ao mercado. É um novo produto sino-timorense com formas… Mas não é de frutos nem de animais… Quero dizer: é com formas de animais mas supostamente racionais, vulgo pessoas. Vulgo líderes carismáticos e mesmo que não sejam. Vão lançar Gomas Parvinho com a forma de Xakana, do Horta, de todos os outros históricos e não históricos. Não sei exactamente quem são os que vão ficar representados nas Gomas Parvinho mas aqueles dois são de certeza absoluta. Até já vi a maqueta. Lá está o Xakana com vários sabores. Há gomas para todos os gostos. Ele é sabor a abóbora, a engodos, a enganos, a incompetências, a desleixos, a sangue, a cadáver, a moribundos, a mentiras, a prestidigitação. “Ena, tantos sabores.” Comentei quando me informaram. Esclareceram-me logo. “Tem de ser, os consumidores não se contentam só com o sabor doce a pai da nação ou amargo de herói…” Porra que eu não estou aqui para ouvir tanta bacorada.” Respinguei. O fabricante das Gomas Parvinho, chinês, ficou espantado a olhar para mim. “Então e o Horta que sabores vai ter?” Perguntei.

O chinês embicou os olhos, sorriu e foi dizendo que “esse vai saber a 'deixa ver se me desenrasco desta, quero é o meu, trafulha nobelo, luvas a eito', e mais outros que estão em estudos laboratoriais.” Respondi que “tábem” e fugi dali porque o chinês das Gomas Parvinho queria só conversa e eu estava já a perder-me nos meus afazeres. Ah, ele ainda me perguntou se eu não queria um palácio com telhados vermelhos. “O caraças, mas você julga que eu sou como o Horta ou o quê? Esse é que nos anos 60-70 andava com a cartilha do Mao Tse Tung, Livro Vermelho, que vendiam nos armazéns do Mao em Hong Kong. Para mim, vermelho só quando vou às touradas, ao Estádio da Luz ou à praia, porque uso uma toalha enorme muito vermelha que é para me bronzear melhor.” E pirei-me do raio do chinês.

Hem? Onde é que eu ia? Malvado chinês que já me desviou do contexto… Ora deixa cá ver… Pois.

Agora por Gomes Cravinho. Lembrei-me de o ir receber ainda ontem, quando chegou. Se bem que eu seja esquimó, mas também tenho outras nacionalidades, entre elas o português. Ia recebê-lo e perguntar-lhe o que é que vinha cá fazer - que era para inscrever no relatório da Forbes Spy, a minha empresa de espionagem. Não foi preciso. Afinal ainda bem que o chinês me empatou. Assim evitei levar com aquele calor todo no aeroporto Nicolau Lobato. Estou para saber quando é que o ar condicionado do maldito aeroporto funciona em pleno e abrange toda a área…. Foi agradável vir para o meu gabinete e ficar no fresquinho. Mas isso é outra conversa. Não interessa.

E o que disse Cravinho? Ah, não sabem? Mas anda por aí nos jornais e na divulgação de conveniência a que chamam jornalismo. Claro que ele só disse coisas bonitas. Até parecia que estava a falar de outros países que não de Portugal e de Timor Leste. Reparem: “Cooperação portuguesa tem de se ajustar à rápida evolução timorense”. E isto vinha logo em título da Lusa e foi badalado, e muito badalado. Hem? A cooperação de Portugal tem de se ajustar à evolução de Timor? Era o que faltava. Mas adaptar-se em quê? Na subnutrição? Na corrupção? Em crimes e inconstitucionalidades? Nas porcarias que são a justiça de ambos os países e nos trafulhas dos Ministérios Públicos desacreditados de um e de outro país? O caraças!

Mas ele disse mais. Muito mais. Disse o que considerou convir e que gostariam de ouvir. Faz sempre isto. Fala, diz, mas é só bitates. Depois, tudo espremidinho, é nada. Até porque Portugal está na penúria. Mas o que pode Portugal desembolsar para Timor-Leste? Pois, compreendo. Vamos lá a desenvolver a subnutrição em Portugal e etc. O Cravinho quer importar a trampa que o governo de Timor tem mostrado saber por em prática? E chama a isso evolução? Mas lá em Portugal não vos chega o Sócrates, o Cavaco, agora o Passos Dias Aguiar... Não, Coelho. É bom, na caçarola, e também à caçador. Pitéu.

Mas agora ainda digo: Falou ele de linhas de crédito que estão emperradas. Oh Cravinho, pela alminha das Gomas do Xakana que todos vão mascar, Timor Leste tem mais no farelo que Portugal na farinha. Portugal está com a corda na garganta. Os portugueses estão a ficar miseráveis, são miseráveis - excepto os políticos e os tais dez por cento de mamões ou ratazanas. Mas mais de dois terços dos portugueses estão nas lonas e o resto para lá caminha. Que falta de consciência da merda que têm feito lá naquele país à beira mar afundado. Mesmo!

Quando for ao jantar de cumprimentos do prestimoso Cravão, digo, inho, tiro o ão que é para cão, hei-de fazer notar estas incoerências e fazes-de-conta daquele governante luso. Ah. E ele veio também acertar os pormenores da visita do Sócrates a Timor. Quero ver se nessa altura vou até Bali. Livra. Ver um Xakana já é tramado, ver dois já é mais que demais e se juntarem o Horta vomito. Que nauseas. Na volta ainda julgava que estava doente, com pesadelos, embriagado, ou assim.

Hoje em dia quase só vimos ratazanas. Ou será uma febre qualquer por causa da conversa impingida pelo Kurt das ratazanas? Fosca-se!
.

DILI TEM ROEDORES DE QUASE CEM QUILOS, VIVOS!

.

FORBES SPY DÁ PISTAS A CIENTISTA

Palavrinha de honra que hoje nem estava para aqui vir. Resisti até mais não poder, fiquei com as unhas todas roídas, virei roedor aos menos de 40 anos. Imaginem como este estresse não me tem roído a cachimónia. Abrenúncio. Que devastação cerebral vai no meu interior todo roidinho com pensamentos que pelos visto tenho de desabafar com os prestimosos que aqui me lêem. São só meia dúzia mas isso que se lixe, somos poucos mas muito bons.

Mas vamos lá ao que me rói a cachimónia porque senão faz-se tarde e depois tenho de deixar a feitura do texto para logo à noite ou mais lá para a tarde. Agora por manhã tarde e noite… Pergunto-vos se deram pelo tremor de terra desta noite aqui em Díli. Não? Credo! Vocês têm o sono pesado. Aqui em Lecidere foi cá uma tremedeira. Não deram por nada? Zuca, zuca, isto tremia tudo. Ou foi tremor de terra ou então o meu vizinho PM andou cá por esta casa-cofre a experimentar a cama. Só pode. Mas que energia. Puxa! Se continuar assim vou propor-lhe para não habitar no bunker nem um segundo. Que fique lá sempre em Balibar com a família que está muito bem. E que faça o favor de não trazer para aqui para o meu bairro as amantes. Que coisa!

Ou então que arranje uma cama de água… Pois, sempre não tremíamos tanto cá no sítio. Boa ideia. Pelo natal vou oferecer-lhe uma… e coletes salva-vidas para o caso da cama rebentar e haver cheia lá nos quartos do bunker. Que é o mais certo. Oiá!

Hem? Onde é que eu ia na conversa… Ah! Já sei. Ratos. Roedores. Enormes. E burros são os cientistas australianos que andam atrás dos ratos… Dos ossos dos ratos e a fazer este alarido todo. Eu explico.

O meu prestimoso amigo Ken Aplin da Organização de Investigação Cientifica e Industrial da Commonwealth, doutor com u, desatou a escavar lá nas montanhas e descobriu grandes esqueletos de roedores. Disse ele que são grandes e que os ratos gigantes decerto que pesavam, em vivos, à volta de seis quilos… Disse ele ainda que as ossadas encontradas e desenterradas devem de ser da maior espécie extinta de rato que existiu na terra. E disse mais, só bacoradas. Admira-me que o my friend Ken tenha dito tanta bacorada junta mas… Isto só se pode resolver após fazer um telefonema e explicar-lhe que se descer da montanha e vier a Dili vai encontrar ratos muito maiores e vivos, ativos, sempre prontos a roer tudo e todos. Oiá. Mamíferos ratolas acima dos 60 quilos, com gravatas e tudo, a comer do bom e do melhor, a viver à grande. Ratos mamões em que alguns quase chegam aos cem quilogramas.

Já tentei por umas quantas vezes telefonar para o Ken mas como estes telemóveis são sempre uma grande porcaria respondeu-me a estátua que está no topo do Ramelau a dizer para falar com os de cá de baixo e que “não me chateies que eu agora estou na lua…”. Fiquei a saber o mesmo mas, talvez porque a santa lá de cima gosta de esclarecer mandou-me o som, que convosco partilho. Oiá! Podem ouvir que não pagam por isso, oferta da Forbes Spy S.A.

Já ouviram? Olhem, eu entretanto consegui falar com o my friend Ken. Disse-me ele que "o leste da Indonésia é um bom lugar para a evolução dos roedores".

“Mas oh Ken, qual é a novidade disso? Toda a gente sabe que sim.” Disse-lhe. E dizes ainda tu que “os roedores compõem 40 por cento da diversidade de mamíferos em todo o mundo e constituem um elemento fundamental dos ecossistemas”. Tive de ripostar e informar com a melhor qualidade e rigor que me vai na alma e nas informações da Forbes Spy, disse-lhe: “Mas meu caro, isso é uma avaliação muito leviana. Quais quarenta por cento quais carapuça. Mete lá em dez por cento de mamíferos que nos roem a sério e se calhar já é demais, pelo menos aqui em Timor Leste. E dizes que são elementos fundamentais no ecosistema? Mas tu endoideceste ou o quê? Mas nós não precisamos desses gajos ratos gigantes para nada. Esses gajos só sabem roer nos orçamentos de estado e em tudo que apanham e pertence aos outros 90 por cento. Mas tu nem sabes que esses mamíferos roedores gigantes são os causadores da corrupção? Que são eles que roubam e corrompem tudo à sua volta? Então como podem ser importantes para o ecosistema? Nem para o eco nem para sistema nenhum! Exclamei. A dar-lhe uma autêntica aula sem canudo. Que são as melhores.

O Ken estava gagá com a minha retórica. “Dizes tu que aí em Díli existem ratos de setenta e mais quilos?” Perguntou-me.

Tive de lhe responder com muita honestidade: “Oh my friend, vem até cá abaixo que logo verás. É cá com cada roedor. Olha, nem precisas de vir ter comigo nem usar os serviços da Forbes Spy. Basta ires ao Palácio do Governo, aos ministérios, e observares certos ministros, basta ires ao parlamento… que também tem lá um ratão de uns quase oitenta quilos e que até é presidente de ratitos que dizem sim, sim… Senão não roem nada…” O Ken interrompeu, decidido.

“Ok, vou já aí para baixo no próximo transporte. Por favor não os deixes fugir…” Disse temeroso de perder as vistas dos ratões.

“Vem nas calmas que eles não fogem e até se multiplicam cada vez mais. Eles estão entretidos a roer o país e nem querem saber de mais nada.” Respondi-lhe para o sossegar.

E aí vem ele, o doutor, com u, Ken. Meu amigo de longa data. Só não sabia era que ele se preocupava com a rataria… Depois, quando voltar a falar com ele e esclarecer mais e melhor o assunto vos contarei, meus prestimosos, poucos mas muito bons leitores.

Agora vou. Já estou atrasado para o encontro que tenho marcado esta manhã com o PM. É só para saber de que cor é que ele quer a cama de água. Depois, vai ser um alívio e acabam-se os tremores… pelo menos aqui em Lecidere. Oiá!

O quê? O bispo também precisa de uma cama de água? Isso é que era bom. A tipos de saias não ofereço nada, nem uma garrafita de Ricard. Nem de Bacardi. Era o que faltava. Iaó!

Olho vivo e não se deixem roer mais.
.

LÚCIA RESPONDE NO CASO DO MURO GRÁVIDO ?

.

BERA É HORTA E GUSMÃO ESTAREM IMPUNES NO CASO BERE

Peço imensa desculpa mas tive de entrar em continência. Suspendi por uns dias a minha conversa diária neste local. Justifico com o cheirete provocado pelo texto anterior. O das hortaliças, abóboras e outros produtos da horta. Do Horta? Não! Mas qual Horta qual carapuça! Horta de hortaliça! Couves! Hem? Ora, e julgam que não sei que o Horta é um grande tubérculo? Um nabo?! Até sabia muito antes da maior parte de todos vós. Oh, oh! Se eu escrevesse aqui tudo que sei. Se trouxesse aqui o Horta à liça… Nem era Ramos, era mazé caldo verde. Ali, todo picadinho. Oiá!

Coitado. Deixemulo… Mulo? Besta! Digo, deixemo-lo lá. Não sem antes gargalhar com aquela desta semana em que ele diz que vai colaborar com a justiça para esclarecer o caso Martenus Bere. Se o fizer como até aqui… Ah, ah, ah, ah, ah, ah… Ai que me borro todo! E se o fizer como no caso do 11 de Fevereiro… Ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah… Pronto! Já está mazé aqui um valente pivete. Borrei-me todo. Isto com o Horta na liça só dá caca. Abram as janelas!

E o outro também disse o mesmo. Não levem a mal mas não me posso rir mais, a não ser que mude daqui para o escritório da retrete e escreva sentado na sanita em vez de nesta cadeira vermelha que o Maisreles me ofereceu porque é do Sporting e não a queria. Também, aquele só podia ser de um clube do contra e que nem ganha juízo quanto mais taças… Reparo que isto não interessa nada e que dos lagartos não reza a história.

Pois. Mas Gusmão disse o mesmo que Horta, que vai colaborar com a justiça se acaso for preciso. Tão diferente do que costuma fazer. Até telefonei para o piolho de púbis que tenho lá no Tribunal de Recurso a espiar. “Olha lá, meu pequeno piolho, qual foi a reacção aí nos grandes julgadores de último recurso?” Perguntei-lhe. “Refugo.” Respondeu-me. “Hem? O quê?” Exclamei atónito. “Refugo.” Repetiu o piolho chato. “Hem?” Repeti.

Passada meia-hora disto, ele explicou que dizia refugo porque é o que resta ali por aquelas bandas. Queria dizer: refugo é o último recurso, só trampa. Lixo.

Mas ao que isto chegou. Está tudo aparentemente a fazer que faz como deve e como mandam as leis quando na realidade não cumprem e são uns grandes indecentes. Francamente. Olha, refugo para isto tudo!

Lembro-me agora que a minha inspiração não estava para entrar por estes caminhos dos parágrafos anteriores mas sim na questão de lamentar o facto de a ministra Lúcia, que não tem nada que ver com a pastorinha de Fátima – ela só sabe pastar pasta-pilim e outras vantagens – ter sido processada por causa do caso Bere, e os outros responsáveis, caso do PM e do PR, do Longuinhos e etc, estarem lá nas suas cadeirinhas armados em colaborantes com a justiça. E a desgraçada ali sozinha como se fosse a única grande responsável. Oh senhora e prestimosa procuradora geral, não procure mais porque desde a primeira hora que sabe que os responsáveis principais são o senhor Gusmão e o senhor Horta.

Esta senhora Ana é muito engraçada, como sempre ou quase sempre. Olha, olha, querem ver que ainda não chegou o momento oportuno para fazer justiça?! Em Timor a justiça depende da oportunidade… Só contaram pra você. É só rir.

Ai credo! Vou mas é mesmo largar este laptop que tenho aqui na espreguiçadeira e mudar-me para a retrete, sentado na sanita escarafunchada porque a conversa é azeda e causa-me diarreia. O pivete vai aumentando e até já pus uma mola da roupa no nariz. Fossas nasais fechadas que é por causa dos maus cheiros. Pois então. É que tudo isto cheira tão mal…

Se ainda ao menos a Lúcia fosse processada por causa daquelas manigâncias muito anteriores ao caso Bere e depois só com a sua cota de responsabilidade neste caso, tudo bem. Mas não. Querem ver que a morenaça fez aquilo por iniciativa própria? Pois é Lúcia. Não tinhas nada que andar a barafustar com os profissionais de Becora que te alertaram para o facto de que não podias fazer o que fizeste. Rasca és tu rapariga. Está bem que isso é tudo um grande carnaval e vai dar em nada mas mesmo assim também por isso o teu nome anda na lama. Olha, aproveita porque os banhos de lama fazem bem à pele e a tua está um tanto sarrabulhenta e encarquilhada. Como de costume há males que vêm por bem. Espoja-te na lama querida e prestimosa juíza… ai, ministra. Até me baralhas.

Se ainda ao menos a processassem por causa do muro da prisão de Bécora ter engravidado. Sim, engravidado! Foi tão mal construído, com materiais tão rascas e com tanta percentagem de areia e pouca de cimento que o muro está a ganhar barrigas. Está grávido e de várias gravidezes. É só barrigas! Daqui por uns tempos lá vai cair e os reclusos já nem precisam da porta do cavalo para irem dar as suas voltas, como de costume. Um muro grávido, barrigudo e todo torto. Onde é que já se viu? Só em Timor. Pois então. É só falcatruas. Oiá!

Até depois. Por agora estou cansado de rir e farto de estar sentado na sanita. Se bem que seja o local adequado para escrever sobre estes casos caricatos de Timor-Leste. Oiá!

Voltem sempre prestimosos!
.

SALSINHA VAI CONTAR SÓ PARA NÓS, E MAIS…

.

… CONHEÇA A FORBES SPY GLOBAL

EM BREVE NO BRASIL, ANGOLA, PORTUGAL, EUA, E MAIS…

As ruas de Dili estão como certas mentes: porcas. Ainda há os que andam aos papéis e outras coisas a que chamam lixo. Um dia fui também fazer limpezas na cidade. Voluntariamente. Fui, mas na esperança de contribuir para apanhar o lixo principal, o lixo que mais lixa os timorenses, verdade dita. O lixo que lixa os milhões e assobia para o lado e diz que não, que é mentira - e nós a ver que eles roubam mesmo sem contenção e que ostentam bens que jamais possuiriam se não roubasse o país. O lixo que arranja comissões e outras confusões anticorrupção para apurar sobre roubos e negociatas, para punir corruptos e corruptores. Tangas. Tretas. Mentiras. Criam mais uns tachos com o pretexto da corrupção acabando por fazerem de conta que a combatem. Hem? Mas esse lixo não anda pelo chão, não viaja no vento das ruas da cidade, nem na terra, alcatrão ou cimento que os nossos pés calcam no palmilhar quotidiano. Esse lixo anda em grandes carrões, com polícia a escoltá-los, a sirenar para abrir caminho. “Uuuuiiiiiiiaaaaauuu”, como quem diz: deiixeeeeeem passar os ladrões! Ou então o tal tinoni-tinoni, que é como quem diz: desviem-se que os ladrões vão aqui. Pois, porque aquilo pode pegar-se e este país já está mais que contagiado com aquela praga. Não é por acaso que há tanta miséria e tanta fominha. Tantas carências.

Mas afinal o que é que eu estou a escrever?! Que raiva! Julgava que esta era a crónica para o Avatar Lacrimoso, mas não! Esta é para a minha publicação, o Forbes Spy e etc. e tal S.A.

Agora por isso. Tenho tanto para vos comunicar, uma das novidades é que a Forbes Spy vai mudar e “se vai internacionalizar”, como diz uma linda lorika que é nossa funcionária. Verdade, a Forbes Spy vai abrir ao mundo e sair destes curtos limites timorenses. Curtos, rascas e doentios. Estou farto de ter agentes animalescos. Têm a vantagem de não serem ladrões nem assassinos. Pudera, não estão no governo nem na PR, nem no PN, nem na justiça, nem nessas organizações dolorosamente aniquilantes da boa qualidade humana. Hem?

Lá estou eu a baralhar-me, talvez que esta baralhação se deva a uma outra novidade. Imaginem que ia atropelando o Salsinha logo assim que saiu da prisão. Eu conto… Ah! Mas ele diz que vai contar tudo à Forbes Spy. Sim. Hem! Iauuu! Conta? Perguntei. Conto, conto e conto bem. Respondeu-me. Esbugalhei os olhos de satisfação. Agora é que vamos mesmo saber sobre toda a trama. Pensei. Mas não disse que era para não assustar o interveniente, o Salsinha. Esfusiante, foi o que fiquei.

Nisto o Salsinha olhou-me muito sério. A mim e ao kapou do carro com que o ia atropelando. “Mas vai ter de me explicar porque quase me ia atropelando”, exigiu-me. “Tá bem eu conto, mas olhe que foi sem querer e nem era por querer, foi sem querer, distração. Peço desculpas uma vez mais” Respondi-lhe. “Eu desculpo, já vi que o Forbes é pessoa de bem, mas sabe que me lembrei logo de um atropelamento que deu imenso jeito!?” Disse. “Hem?” Inquiri. “Sim! A mãe do Leopoldino Exposto… Não sabe que foi atropelada por uma viatura aussie que ia a alta velocidade e que até dizem que fez tudo para lhe acertar em cheio?” Fiquei parvo. “Hem?” E esbugalhei os olhos. “Lembrei-me, só me lembrei. Triste lembrança. Ah coincidência.” Disse o Salsinha. “Mas não convém nada lembrar-me destas coisas. Não, porque até posso apanhar uma crise hepática como o Adolfo Soares, o motorista envenenado. E assim vou desta para melhor com direito a receção ao caixão que é para confirmar o óbito.” Pois. É não é, foi o que disse. Que podia dizer para além daqilo, ele é que sabe contar. Além disso o Abílio era seu primo. Primo do Salsinha. Oiá.

Olhem, calou-se. Com uma lágrima ao canto olho. Pobre Salsinha. Bem, pobre não. Carro novo, casa remodelada. Tudo do bom e do melhor. A mulher até deve ter feito uma plástica porque está muito mais cuidada, opulenta. Ricaça. Com bagalhoça que nem sonhava ter. “É tudo à farta! Dona Marta!” Hem? Pensei, mas não verbalizei. Olhem, nem pó!

“E então quando é que quer contar para a Forbes Spy?” Perguntei ao Salsinha. “Hoje não pode ser, mas vamos combinar isso. Telefone-me, eu sei que tem os números de todos os meus telefones e essas coisas todas…”

“Não”. Disse-lhe eu. Menti. Teve de ser. “Mas eu telefono-lhe, descanse. Será bom que conte bem”. Pedi-lhe. “Nada tema. Eu sei contar muito bem, sempre fui bom a matemática”. E foi-se. Meteu-se no bruto carro da vedeta da esposa e lá vai disto que se faz tarde. Adeus.

Outra coisa. Aquilo de que vos falei sobre a internacionalização da Forbes vai ser uma realidade. Estamos a preparar tudo. Vamos abranger todo o mundo. Vai ser a Forbes Spy Global. Sim. Pois. É. Até já ordenei ensaiarem uma nova página na web, condizente com a empresa global, ou multinacional. Como queiram chamar-lhe. Depois podem ir lá ver em http://forbesspyglobal.blogspot.com/ que a página está lá direitinha à espera da intervenção técnica de um animal muito sabedor destas coisas da internet, ele se não é dr é quase, tem alguns 12 cursos de informática, na otica de utilizador, na otica de programador, na otica de tudo e mais alguma coisa. O que é interessante é que ele é maneta e cego, invisual. Pois, mas sabe. Logo terão oportunidade de confirmar o que digo.

Oh Forbes, e o que é que vai acontecer a esta página? Estão os meus prestimosos leitores a perguntar. “Vai acabar!” Respondo. Não já-já. Depois. Quando tudo estiver acertado e a empresa instalada globalmente. Agora, de principio, vamos crescer para o Brasil, para Angola, para a Austrália, para os EUA, para Bruxelas, ai que bem, para a Europa, com agências em Portugal, Itália, França… Isto para já. Bem, tem sido cá um investimento! Sem problemas, tenho sócios abastados que pertencem aos governos dos países para onde vamos instalar a Forbes Spy. Que se lixe. Eles roubam e a Forbes Spy cresce. Enfiem o barrete e façam smiles barak. Mas a sede será sempre em Timor, é o país de origem, o país mãe. Mãe pois, é feminino, prostituta. Malvada que nem zela pelo povo que tanto sofre. Mas isso agora não interessa tanto. Hem?

Não esqueçam. Salsinha sabe e vai contar, aqui, em exclusivo. Faço ideia as diarreias que estão a começar a surgir. Até já chegam aqui os cheiretes. Livra! Que trampões!

Até logo.

Vão de vez em quando ver se já há novidades na nova página da Forbes Spy. O cegueta em breve vai começar a acertar aquela jingajoga. Pois.

Bahona. Nonok. Pimba!
.